Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Europa aposta em aplicativos mais eficientes de vigilância de pessoas contra coronavírus

Publicado 04.06.2020, 16:50
Atualizado 04.06.2020, 16:54

Por Douglas Busvine

MUEHLBACH AM MANHARTSBERG, Áustria, 4 Jun (Reuters) - Os países europeus estão procurando uma segunda geração de aplicativos de monitoramento de pessoas para serem mais eficientes no que afirmam se tratar de trabalho para contenção de novas epidemias.

Os aplicativos mais recentes têm grandes vantagens sobre os anteriores, pois funcionam em iPhones e não dependem de bancos de dados centralizados que podem ajudar a comprometer a privacidade dos usuários vigiados por eles.

Suíça, Letônia e Itália optaram pelo sinal de curto alcance do padrão de comunicação sem fio bluetooth para seus aplicativos, baseado na tecnologia de Apple (NASDAQ:AAPL) e Google (NASDAQ:GOOGL) e que registra as pessoas que estiveram próximas umas das outras.

Cerca de 30% dos smartphones na Europa utilizam o sistema operacional iOS, da Apple, com quase todo o resto usando o Android, do Google. Juntos, eles equipam 99% dos smartphones do mundo.

Dezenas de países lançaram ou planejam aplicativos de vigilância de pessoas sob o argumento de que isso permite o rastreamento de sua localização e informação mais rápida sobre uma possível exposição ao coronavírus. China, Coreia do Sul e Índia são os países que optaram pelas abordagens mais invasivas da privacidade das pessoas.

No entanto, os desenvolvedores do aplicativo Swiss-Covid esperam mostrar que ele pode contribuir para a estratégia mais ampla de "teste, rastreamento, isolamento e quarentena" da Suíça, sem mesmo saber, segundo eles, onde as pessoas tiveram algum contato.

O aplicativo suíço tem como objetivo complementar o rastreamento manual de contatos, com uma ligação telefônica de um rastreador e uma notificação do aplicativo, fornecendo dupla confirmação de que uma pessoa está em risco.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Esperamos que haja uma forte sobreposição", disse Marcel Salathe, epidemiologista digital do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne.

Ainda existem falhas em potencial, pois o bluetooth não foi originalmente projetado para identificar distâncias com precisão. E, embora seja necessária a adoção em massa pelo público para que esses aplicativos funcionem, relativamente poucos idosos, que correm maior risco, têm smartphones.

SUPER DISSEMINAÇÃO

A primeira geração de aplicativos de vigilância surgiu em março, mas teve pouco impacto e gerou preocupações de privacidade, com a Austrália exigindo que as pessoas registrassem seu nome e número de telefone, algo que a Apple se recusou a dar suporte.

Embora o aplicativo australiano tenha sido baixado quase 6 milhões de vezes, relatos e declarações do governo no mês passado disseram que ele ajudou a rastrear apenas um único caso de covid-19.

O Covid-Warn-App da Alemanha, previsto para meados de junho, procura descartar esses riscos à privacidade desde o início.

"Não há compartilhamento de sintomas. Não há coleta de dados", disse Harald Lindlar, da Deutsche Telekom DTEGn.DE e que trabalha com a SAP SAPG.DE no aplicativo.

Apple e Google disseram quando lançaram seu kit de ferramentas para aplicativos bluetooth no mês passado que autoridades de 23 países buscaram acesso a elas.

"As coisas podem mudar rapidamente no caso de uma nova epidemia e é aí que o aplicativo pode fornecer o suporte ideal", disse Michael Zettel, chefe da consultoria Accenture na Áustria, à Reuters.

"O aplicativo faz muito sentido - por exemplo, em igrejas, clubes e equipes esportivas. Ele pode ajudar rapidamente a conter eventos de super disseminação", acrescentou Zettel.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.