Custódia Qualificada de Criptoativos: Os Bancos Regulados que guardam criptomoedas

Jornal da Moeda

Publicado 14.08.2022 09:13

Atualizado 14.08.2022 09:40

Custódia Qualificada de Criptoativos: Os Bancos Regulados que guardam criptomoedas

Para assegurar a eficiência e segurança na transação e armazenamento de criptoativos, novas empresas, Fintech’s e Startup’s estão a criar soluções que servem como canais de comunicação entre o mundo dos investidores tradicionais e este mercado.

Calma!

Se já estás em desespero com o jargão, começa por consultar o artigo: “Criptoativos: O que são? Quais os tipos? Onde guardar e transacionar?“.

Em que consiste a Custódia de Criptoativos?

No espaço dos ativos digitais, os serviços de custódia operam de forma semelhante ao mercado financeiro tradicional. O seu papel principal é a responsabilidade por armazenar de forma segura os ativos digitais dos seus clientes.

Porém, ao invés do que acontece no mercado financeiro tradicional, uma entidade detém a custódia de um criptoativo, em nome do seu proprietário, simplesmente detendo a chave privada do mesmo e garantindo que esta não pode ser acedida por terceiros.

Por que é que limitar o acesso às chaves-privadas é crucial?

  • Este é o único método para aceder aos ativos digitais e
  • As transações são irreversíveis na maioria das DLTs.

Tipos de Armazenamento (para além do que é oferecido por Bancos)

Se já detens Bitcoin, Ethereum, ou outro criptoativo, provavelmente usas um dos seguintes tipos de custódia…

Custódia Pessoal

Como o nome indica, consiste no armazenamento por parte do detentor dos ativos. Pode assumir o formato de hardware wallets (ex: ledger), software wallets (ex: Jaxx Liberty) ou formato papel.

Carteiras em Exchange

Soluções em que o investidor dá controlo sobre a gestão das suas chaves privadas a uma Exchange (ex: Binance), mas mantem o acesso via uma carteira online. No fim de contas, a Exchange detém a posse sobre as chaves privadas e, consequentemente, sobre os ativos digitais.

Prós e Contras

Deixamos em baixo uma tabela com os principais prós e contras associados a guardar criptoativos nos diferentes formatos:

Tipos de Custódia                 Prós                                  Contras

Pessoal 1. Total controlo sobre os ativos; 1. Peso da responsabilidade sobre os Ativos;2. Suscetibilidade à perda ou roubo;
Em Exchange 1. Simples de usar;2. Fácil acesso; 1. “Risco da Contraparte”;2. Sem acesso à chave privada (not your keys, not your coins);3. Mistura dos criptoativos dos clientes numa única carteira;
Custódia Qualificada 1. Regras contratuais claramente definidas;2. Flexibilidade;3. Maior nível de segurança (geralmente cobertas por seguros;); 1. Comissões de Custódia;2. Incerteza Regulatória;
Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

 

Porquê Oferecer Serviços de Custódia Qualificada de Criptoativos?

Enquanto o mercado dos criptoativos continua a crescer, com cada vez mais projetos e empresas a traserem inovação à indústria, o volume deste tipo de ativos a ser transacionado no sistema financeiro tem acompanhado este aumento.

Para além disso, uma das características comum entre a maioria dos investidores é o desejo pela segurança do património e a facilidade em transacioná-lo. É na concretização destes objetivos que os fornecedores de serviços de custódia qualificados têm um papel fulcral.

5 fatores que têm incentivado o aumento da procura

1. Natureza dos Ativos

A natureza online dos ativos digitais torna-os mais vulneráveis. As custódias qualificadas deverão garantir os recursos necessários para mitigar estes riscos, providenciando aos investidores uma plataforma de armazenamento segura e regulada para o seu património.

2. Delegação de Responsabilidade

Da perspetiva do investidor, armazenar os ativos digitais numa custódia regulada pode ser benéfico, no sentido em que não têm de assumir a responsabilidade de tomar conta dos próprios ativos.

3. Redução do Risco

Se os investidores guardarem os ativos em custódias não autorizadas, aumentam o seu risco de perda (parcial ou total) dos fundos, no caso de hacking ou mau funcionamento do sistema.

As custódias qualificadas podem gerar um nível de certeza sobre a recuperação dos fundos superior, nomeadamente através de contratos com Seguradoras ou outras Instituições Financeiras.

4. Maior Segurança

Algumas criptoexchanges tendem a misturar ativos de diferentes clientes numa única carteira – acumulando assim valores elevados. Logo, estas carteiras tornam-se mais apetecíveis a serem “hackeadas“.

Para além disso, teoricamente, as exchanges são mais suscetíveis a entrarem em falência ou a serem fechadas por ordem judicial ou por autoridades governamentais.

5. Eficiência Operacional

Potenciais investidores em ativos digitais sentem-se retraídos a investir pela complexidade (aparente) e pela natureza do mercado dos criptoativos. Nesse sentido, as custódias qualificadas podem alavancar a sua tecnologia e experiência regulatória para fornecer aos investidores maior conforto/segurança e encorajar a participação neste mercado.

Um mercado em ascensão em que os serviços de custódia são dos aspetos mais relevantes.

Bancos Regulados que Guardam Criptomedas

Bem, vamos ao que interessa?

Atualmente, em Portugal, apenas um banco tem a licença do Banco de Portugal para oferecer serviços de custódia de criptoativos – o Bison Bank.

Detido pela Bison Capital Financial, que por sua vez é detida pela Bison Capital Holding Company Limited, com sede em Hong Kong, este Banco obteve a licença em causa em Abril de 2022, através da empresa Bison Digital Assets.

É ainda importante salientar que a primeira Institiuição financeira regulada (pela SEC – Securities & Exchange Commission) nos EUA para oferecer serviços de custódia de criptoativos foi fundada por um português – Diogo Mónica. O Banco em causa chama-se Anchorage.

TL;DR (Too Long; Didn’t Read)

1. A custódia qualificada de criptoativos é oferecida por fornecedores de serviços financeiros que armazenam os ativos digitais em nome dos seus clientes.

2. Estas instituiçoes/bancos usam ferramentas de controlo que garantem o armazenamento seguro destes ativos.

3. Tipicamente, estas soluções são desenhadas para investidores institucionais (ex: outros bancos, market makers, fundos de investimento, e/ou miners.

4. A primeira Institiuição financeira, regulada nos EUA, foi fundada por um português. O Banco em causa chama-se Anchorage.

5. Em Portugal, apenas um banco tem a licença do Banco de Portugal para oferecer serviços de custódia de criptoativos – o Bison Bank.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações