Europa coloca cerco às transações anónimas de Bitcoin

Investing.com

Publicado 21.07.2021 16:21

Por Carlos González

Investing.com - A Comissão Europeia quer reforçar a regulamentação sobre transferências anónimas em Bitcoin e outras criptomoedas. Neste sentido, Bruxelas propõe que estas transações devem ser rastreáveis e identificáveis, ou seja, que tenham dados reais dos utilizadores que operam com carteiras de moeda digital.

Ao abrigo destas premissas, a UE apresentou hoje um projeto de lei que inclui medidas e regulamentos mais rigorosos para promover uma supervisão mais rigorosa das transações em criptomoedas.

Deste modo, as trocas, os serviços de custódia e as plataformas P2P terão de cumprir o regulamento, a fim de garantir a total rastreabilidade das transações em criptomoedas.

Este novo regulamento faz parte de um amplo pacote de medidas que inclui a criação de uma Autoridade Europeia Anti Lavagem de Dinheiro (AMLA). A sua criação faz parte da luta da AMLA contra o branqueamento de capitais e de uma procura de normas comuns a serem implementadas por todos os estados-membros.

 

Adeus às carteiras Bitcoin?

Com estas novas medidas, as empresas que lidam com bens virtuais, tais como Bitcoin ou outras criptomoedas, devem estar sujeitas às regras anti lavagem de dinheiro, e devem aplicar requisitos de transparência às transferências de bens criptográficos.

Por exemplo, uma empresa como um banco que lida com criptomoedas para um cliente deve incluir o seu nome, morada, data de nascimento e número de conta. Carteiras de criptomoedas anónimas também serão proibidas. As propostas podem demorar dois anos a tornar-se lei.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações