Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Fitch prevê PIB Portugal cresce 1,6 pct 2019

Publicado 25.02.2019, 10:21
Atualizado 25.02.2019, 10:30
Fitch prevê PIB Portugal cresce 1,6 pct 2019

LISBOA, 25 Fev (Reuters) - O ambiente actual de taxas de juro baixas e o investimento estrangeiro no projeto de irrigação do Alqueva irão beneficiar a economia portuguesa em 2019, segundo a agência Fitch que, apesar de rever uma décima em alta o PIB para 1,6 pct, continua a ter uma das previsões mais pessimistas para a economia nacional.

O 'outlook' da Fitch para este ano surge depois da Moody's apontar para um crescimento de 1,7 pct, em linha com as estimativas da Comissão Europeia, e abaixo dos 1,8 pct previstos pelo Banco de Portugal.

O PIB português cresceu 2,1 pct em 2018 e o Governo estimou, no Orçamento de Estado, que crescerá 2,2 pct em 2019.

A agência de 'rating' sublinha que actual o ambiente de baixas taxas de juro vai impulsionar o consumo privado, bem como baixar os custos de dívida.

"O principal factor que sustenta a revisão em alta da nossa projeção de crescimento do PIB real em 2019 é uma mudança das nossas expectativas para a política monetária do Banco Central Europeu (BCE)", disse a Fitch, numa nota.

Acrescentou que "o atraso esperado nos aumentos das taxas de juro ajudará a ancorar os custos da dívida do Governo português e do sector privado, ambos altamente alavancados, o que por sua vez apoiará o consumo interno".

"Juros mais baixos durante mais tempo vão também ajudar a impulsionar o investimento, com a construção residencial a ser provavelmente o maior motor nos próximos trimestres", depois de em 2018, o INE ter divulgado um aumento de 40,1 pct na aprovação de nova contrução, acrescentou.

A Fitch salienta também o sector da agricultura, destacando o projeto de irrigação do Alqueva, concluído em 2015, e que agora abre portas ao investimento estrangeiro naquela região alentejana, dando aso a um aumento de exportações.

"Os investidores estrangeiros estão a despejar capital na produção de amêndoas em particular, e isso continuará a dar vantagens para o investimento global nos próximos anos", disse.

Para 2020 a Fitch mantém uma estimativa de crescimento do PIB de 1,3 pct.

(Por Gonçalo Almeida Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.