Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Parlamento aprova Orçamento 2021 na generalidade, aposta investimento e reforça subsídios

Publicado 28.10.2020, 18:42
Atualizado 28.10.2020, 18:48

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 28 Out (Reuters) - O Parlamento português aprovou, por uma magra maioria, na generalidade, o Orçamento do Estado para 2021, que reforça os subsídios às famílias e aposta no investimento público para relançar uma economia devastada pela pandemia do coronavírus.

O orçamento foi aprovado com 108 votos a favor, 105 contra e 17 abstenções, incluíndo a abstenção do Partido Comunista Português que apoiou o Governo socialista na anterior legislatura, entre 2015 e 2019.

Apenas a bancada socialista votou "sim" e o primeiro-ministro Antonio Costa acusou o Bloco de Esquerda - o outro antigo parceiro - de deserção porque juntou os seus votos "não" aos dos social-democratas e aos de todos os partidos de direita.

O orçamento prevê colocar 550 milhões de euros (ME) nos bolsos das famílias em 2021 através de um aumento dos subsídios de desemprego e pensões, um novo benefício social para os trabalhadores mais pobres, a redução da taxa de IVA sobre a electricidade e da retenção na fonte de IRS. investimento público é visto a aumentar 23,2% em 2021 para mais de 6 mil milhões de euros - o mais alto da última década - especialmente no serviço nacional de saúde e infra-estruturas.

"Este orçamento é o primeiro grande passo na estratégia de recuperação. Somos dos únicos países europeus que combate a crise com uma política económica claramente anti-cíclica, sem acrescentar crise à crise", disse o Ministro das Finanças, João Leão.

Acrescentou, durante um discurso no Parlamento, que o orçamento visa combater a pandemia, proteger as empresas, o emprego e os rendimentos domésticos, "mas vamos fazê-lo de uma forma que seja sustentável e responsável".

Este orçamento prevê um crescimento do produto interno bruto de 5,4% em 2021, após uma queda acentuada de 8,5% prevista para 2020 devido à pandemia - a pior recessão em quase um século.

Prevê que o crescimento económico torne mais fácil reduzir o défice para 4,3% do PIB após os 7,3% estimados para este ano.

Em 2019, a economia cresceu 2,2%, ajudando Portugal a alcançar o seu primeiro excedente orçamental em 45 anos, equivalente a 0,1% do PIB.

Duarte Pacheco, vice-presidente da bancada social-democrata, disse que o orçamento não tem apoio suficiente para as empresas e apenas medidas esparsas para o governo de minoria socialista "pescar votos e manter o poder".

"É um orçamento 'strogonoff'-'vegan' apenas para ter o apoio dos comunistas e do partido animalista PAN", afirmou.

No entanto, o ministro das Finanças disse que as empresas receberão "mais de 4 mil ME a fundo perdido" e prometeu às "empresas e trabalhadores: até que a pandemia termine, o Governo não deixará de apoiar o emprego".

Portugal, com pouco mais de 10 milhões de pessoas, registou um número comparativamente baixo de 128.392 infecções e 2.395 mortes, face à maioria dos países europeus.

O Orçamento irá agora para as comissões para mais discussões e possíveis alterações antes da votação final agendada para 26 de Novembro.

(Por Sérgio Gonçalves e Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.