Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Acções Fiat Chrysler disparam, investidores minimizam acusação EUA

Publicado 13.01.2017, 17:53
© Reuters.  Acções Fiat Chrysler disparam, investidores minimizam acusação EUA

MILÃO, 13 Jan (Reuters) - As acções da Fiat Chrysler Automobiles FCHA.MI subiram esta sexta-feira, com os investidores a minimizarem o potencial impacto da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), que na véspera acusou a empresa de esconder emissões de veículos a diesel.

Os títulos da sétima maior fabricante automóvel mundial, negociados na Bolsa de Milão, fecharam a subir 4,6 pct, depois de ontem terem caído 16 pct, após a EPA a ter acusado de usar ilegalmente software oculto para permitir que as emissões de diesel em excesso passassem despercebidas, o que implicaria uma multa de até 4,6 mil milhões de dólares.

A Volkswagen VOWG_p.DE admitiu ter feito uma fraude com testes de emissões de diesel e concordou em pagar até 22 mil milhões de dólares nos EUA, para lidar com reclamações de clientes, reguladores ambientais, Estados americanos e concessionárias.

Os analistas consideram que o caso da Fiat é menos grave que o da Volkswagen.

A EPA disse que a Fiat falhou em mostrar o funcionamento do software do motor em 104 mil veículos, o que levou a um aumento das emissões de óxido de nitrogénio. No entanto, a entidade não classificou o caso como manipulação de dispositivos, como fez com a Volkswagen.

O presidente-executivo da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, rejeitou categoricamente as alegações, dizendo que não havia nada de errado e que a empresa nunca tentou criar software para enganar as regras de emissões. Também realçou que a situação da empresa não pode ser comparada com a da Volkswagen.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Analistas ponderaram os melhores e piores cenários, com estimativas sobre efeitos potenciais variando de centenas de milhões de dólares até 4.000 milhões.

"O nosso cenário baseia-se na premissa de que o caso será classificado como violação, o que exigirá um acordo de 140 milhões de dólares, algo muito gerível para a Fiat", disse Stuart Pearson (LON:PSON), analista da Exane BNP Paribas (PA:BNPP).

(Reportagem de Agnieszka Flak e Valentina Za, Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.