Calor extremo provoca incêndios florestais e cancelamento de voos no hemisfério norte

Reuters

Publicado 21.06.2017 13:28

Calor extremo provoca incêndios florestais e cancelamento de voos no hemisfério norte

Por Henning Gloystein

SINGAPURA, 21 Jun (Reuters) - O calor extremo em grandes porções do hemisfério norte despertou temores sobre as lavouras da China, alimentou incêndios florestais em Portugal e o no extremo leste da Rússia, obrigou o cancelamento de voos no sudoeste dos Estados Unidos e derreteu o asfalto de estradas no Reino Unido.

Nesta quarta-feira, que é o solstício de verão no hemisfério --o dia mais longo do ano--, os meteorologistas previram que as temperaturas em Paris devem chegar a 37 graus Celsius, 38º em Madri e 34º em Londres, com alertas de tempestades com trovões.

Depois de registrar temperaturas recordes nos últimos dois meses, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse que a Terra está passando por "mais um ano excepcionalmente quente" e que as ondas de calor chegaram anormalmente cedo.

"Partes da Europa, do Oriente Médio, do norte da África e dos Estados Unidos da América testemunharam temperaturas extremamente altas em maio e junho, e vários recordes foram quebrados", disse a OMM no final da terça-feira.

A tendência vista durante o último bimestre colocou as temperaturas globais mensais médias entre as mais altas já registradas desde que os dados começaram a ser coletados, em 1880.

Mesmo antes deste mês, dados da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) mostraram que a Europa, os EUA e o nordeste da Ásia --incluindo o leste da China, Japão e Coreia do Sul-- tiveram um clima inusitadamente quente entre março e maio.

Na China, o maior produtor de grãos do mundo, o clima quente e seco no principal cinturão de milho atrasou o plantio e retardou o desenvolvimento da colheita, especialmente na província de Liaoning, onde os níveis de umidade do solo foram os mais baixos em ao menos cinco anos.

Dados do Thomson Reuters Eikon mostram que, no mês passado, a precipitação em Liaoning foi entre 40 e 60 por cento inferior ao padrão sazonal.

"A seca que atingiu partes do nordeste da China é a pior da última década para esta época do ano, na extensão de áreas que afetou e no período de tempo que durou", disse Ma Wenfeng, analista da Beijing Orient Agribusiness Consultancy.

O clima quente e seco é um dos principais fatores dos incêndios florestais que mataram dezenas de pessoas em Portugal, e a agência de notícias russa Tass relatou dezenas de incêndios florestais, a maioria na Sibéria e em Irkutsk, região do extremo leste do país.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

No sudoeste dos EUA, voos foram cancelados principalmente por linhas aéreas regionais cujas aeronaves operam com uma temperatura máxima menor.

No Reino Unido, a mídia regional do condado de Surrey, no sudeste, noticiou que o sol intenso derreteu o asfalto das estradas.

(Reportagem adicional de Gavin Maguire em Singapura, Colin Packham em Sydney, Hallie Gu em Pequim)

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações