Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NOVA 1-Portugal lança 1ro Panda Bonds da zona euro no fim Maio - Ministro Finanças

Publicado 21.05.2019, 17:24
Atualizado 21.05.2019, 17:30
© Reuters.  NOVA 1-Portugal lança 1ro Panda Bonds da zona euro no fim Maio - Ministro Finanças

(Acrescenta informação)

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 21 Mai (Reuters) - Portugal vai lançar a primeira emissão de 'Panda bonds' de um país da zona euro em 30 de Maio, visando colocar 2.000 milhões de renminbi a 3 anos, disse o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Esta emissão, que está a ser 'trabalhada' há mais de dois anos, teve agora o 'OK' necessário da autoridade de supervisão da China para avançar.

"A emissão será de 2.000 milhões de renminbi, aproximadamente 260 milhões de euros, a três anos. O preço só vai ser definido a 30 de Maio e o IGCP vai estar na China nessa altura", disse o ministro das Finanças em declarações telefónicas à Reuters.

"Portugal é o primeiro país do euro a fazer emissões no mercado chinês. É uma primeira entrada, tem uma dimensão importante, mas no contexto das emissões de Portugal é ainda assim limitada", afirmou Mário Centeno.

Explicou que o interesse por este mercado tem a ver com a sua "dimensão e liquidez e para Portugal permite uma diversificação de mercados de financiamento".

Frisou que "a gestão de dívida pública tem dois eixos muito importantes: a manutenção de maturidades médias estáveis, e têm vindo a aumentar muito ligeiramente nos últimos anos; e aproveitar a fase de taxas de juro baixas para colocar a dívida portuguesa ao longo da curva de maturidade de forma adequada".

"Agora que temos a porta aberta, este mercado importante vai, no futuro, ser olhado para fazer esta gestão (da dívida pública", afirmou Mário Centeno.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O Bank of China e o HSBC (LON:HSBA) são os joint lead managers.

O ministro das Finanças disse que esta emissão só avança agora, depois de terem sido concretizadas todas as autorizações necessárias, desde a comissão que supervisiona este mercado na China até ao banco central chinês.

Esta emissão foi precedida de uma visita do primeiro-ministro à China, em Outubro de 2016, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e uma visita do ministro das Finanças em Maio de 2017.

Em Agosto de 2017, o banco central chinês deu uma autorização informal para a submissão da documentação para posterior 'OK' da autoridade de supervisão, que só emitiu hoje o certificado para emissão.

Portugal, com um história de vários séculos de relações com a China, através de Macau, tem estreitado os laços não só a nível político, mas também empresarial.

Portugal tornou-se um dos principais destinos europeus para os investimentos da China durante o resgate internacional entre 2011 e 2014, com grandes empresas chinesas a comprarem posições importantes nos maiores grupos nacionais.

No final de 2011, quando Portugal agonizava num severo resgate financeiro, a CTG adquiriu 21 pct na EDP (SA:ENBR3) e tem agora 23 pct. No início de 2012, a State Grid da China comprou 25 pct da REN RENE.LS , em 2014, a Fosun comprou a maior empresa de seguros de Portugal, a Fidelidade, e usou-a para comprar a Luz Saude no mesmo ano.

Em 2016, a Fosun adquiriu 16,7 pct no maior banco cotado português, Millennium bcp BCP.LS , e desde então aumentou a sua posição para mais de 27 pct. (Por Sérgio Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.