Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Portugal quer cortar défice para 0,2 pct 2019, vê economia crescer 2,2 pct

Publicado 16.10.2018, 00:55
Atualizado 16.10.2018, 01:00
© Reuters.  Portugal quer cortar défice para 0,2 pct 2019, vê economia crescer 2,2 pct

© Reuters. Portugal quer cortar défice para 0,2 pct 2019, vê economia crescer 2,2 pct

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 16 Out (Reuters) - O Governo vê Portugal a aproximar-se mais do equilíbrio orçamental em 2019, ano de eleições durante o qual aumentará os salários dos funcionários públicos e pensões, e cortará a despesa que as famílias pagam nos passes sociais, segundo a proposta de Orçamento de Estado (OE).

A proposta de OE, entregue no Parlamento, prevê que o Produto Interno Bruto cresça 2,2 pct em 2019, uma décima abaixo de 2018.

O Executivo projecta nova descida do défice para 0,2 pct do PIB versus 0,7 pct em 2018, que será o nível mais baixo em mais de 40 anos de democracia, pelo terceiro ano seguido.

O rácio de dívida pública é visto a descer para 118,5 pct do PIB no final de 2019, face aos 121,2 pct de 2018, enquanto a taxa de desemprego deverá cair para 6,3 pct contra 6,9 pct.

O OE vê a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) a aumentar 7,0 pct no próximo ano versus 5,2 pct este ano, enquanto as exportações são vistas a crescerem 4,6 pct contra 6,6 pct este ano e o consumo privado a subir 1,9 pct contra 2,3 pct.

Este é o último Orçamento do Governo minoritário socialista, apoiado pelo Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda, já que Portugal vai ter eleições legislativas entre Setembro e Outubro de 2019.

"(O OE) prossegue o caminho do rigor e do equilíbrio das contas públicas. É um Orçamento que permite continuar a cumprir o contrato de confiança com os portugueses e todos os compromissos internacionais do país", disse o ministro das Finanças.

"Este Orçamento é para todos os portugueses, permite que o país continue numa senda de crescimento económico e redução de desemprego, permite a valorização dos funcionários públicos", adiantou Mário Centeno após entregar o OE no Parlamento.

AUMENTA SALÁRIOS E PENSÕES

Segundo a proposta de OE, as pensões de reforma vão aumentar dadas as regras de actualização automática, garantindo que 98 pct dos pensionistas terão uma subida superior à da inflação, havendo ainda um aumento extraordinário em janeiro de 2019.

Os funcionários públicos, que tinham os salários congelados desde 2009, terão aumentos salariais com o 'descongelamento' das carreiras e promoções, bem como algum aumento directo.

Uma das medidas com maior impacto imediato no rendimento das famílias é, nas populosas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, haver descontos nos passes sociais e cada família não pagar mais de dois passes, que custarão no máximo 30 euros mensais para circularem na cidade e 40 entre os concelhos.

Nestas duas áreas metropolitanas vivem pouco menos de cinco milhões de pessoas, ou seja quase metade da população do país, e no caso da zona de Lisboa cada passe social combinado hoje pode custar mais de 100 euros mensais.

Apesar de não estarem previstas alterações ao IRS-Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, este imposto voltará a descer devido ao desagravamento que foi fixado no OE2018.

BENEFÍCIOS INTERIOR

O Orçamento prevê ainda incentivos fiscais aos emigrantes portugueses e estrangeiros que regressem ao país entre 2019 e 2020, beneficiando de um desconto de 50 pct no IRS por 5 anos. Estão previstos benefícios com o regresso e instalação daqueles.

Os estudantes e as famílias que se mudem para o interior de Portugal vão ter mais deduções à colecta do IRS, enquanto em todas as universidades públicas o tecto das propinas desce 212 euros para 856 euros.

Os manuais escolares também passarão a ser gratuítos até ao 12 ano e o abono de família das crianças entre três e seis anos será reforçado.

Indo ao encontro de uma exigência das confederações patronais, o Orçamento põe fim à actual obrigatoriedade de pagamento especial por conta, que é um adiantamento de IRC que as empresas fazem ao Estado, dificultando as suas condições de tesouraria.

Haverá ainda benefícios fiscais para empresas que invistam no interior do país.

BANCOS, ENERGÉTICAS PAGAM

Mas, o Governo vai manter as contribuições extraordinárias sobre o sector bancário, energético - incluindo agora as renováveis - e farmacêutico mantêr-se-ão em 2019, bem como o adicional às taxas do ISP-Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

As bebidas não-alcoólicas mais açucaradas vão ter um agravamento dos impostos com a criação de 4 escalões de tributação contra os 2 actuais, enquanto é agravada a contribuição aplicada a sacos de plástico e os impostos sobre tabaco.

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Axel Bugge)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.