Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Portugal vai acolher 30 migrantes Aquarius e outros navios humanitários

Publicado 14.08.2018, 15:34
Atualizado 14.08.2018, 15:40
© Reuters.  Portugal vai acolher 30 migrantes Aquarius e outros navios humanitários

Por Catarina Demony

LISBOA, 14 Ago (Reuters) - Portugal vai acolher 30 dos mais de 240 migrantes que se encontram no navio Aquarius e noutras pequenas embarcações que já estão a atracar em Malta por razões humanitárias, segundo uma nota enviada à comunicação social.

Hoje, Malta anunciou que concordou em deixar o navio humanitário Aquarius atracar num dos seus portos e desembarcar 141 migrantes resgatados na costa da Líbia na semana passada, pondo fim a um impasse europeu sobre quem deveria aceitar o navio. Aquarius, administrado pela organização franco-alemã SOS Mediterranee e Médicos Sem Fronteiras (MSF), reuniu os migrantes durante duas operações diferentes na costa da Líbia.

A Comissão Europeia informou que cinco países da União Europeia - França, Espanha, Alemanha, Portugal e Luxemburgo - concordaram em receber alguns dos migrantes após Itália ter dito que não iria facilitar um porto seguro para as pessoas resgatadas pelo navio.

"Por razões humanitárias e face à situação de emergência em que se encontram estas 244 pessoas, Portugal manifesta mais uma vez a sua disponibilidade para, solidariamente, acolher parte do grupo de migrantes," disse o governo de Portugal.

Adiantou que "tal como aconteceu com as 30 pessoas do navio Lifeline, que já se encontram em Portugal desde 29 de julho, vão iniciar-se agora os procedimentos com as autoridades de Malta para a transferência deste grupo para o nosso país".

Acrescentou que adicionalmente "estão também já em curso os procedimentos para a vinda de 50 pessoas de duas embarcações que atracaram em Itália, em julho".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Portugal continua, assim, a posicionar-se de forma construtiva relativamente aos desafios que a Europa enfrenta neste contexto, reiterando a necessidade de uma solução europeia integrada e comprometida com os direitos humanos," concluiu o governo.

Segundo um relatório entregue na Assembleia da Républica, entre Dezembro de 2015 e Novembro de 2017 chegaram a Portugal 1.520 refugiados, mas mais de metade já abandonaram o país.

(Por Catarina Demony; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.