🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Trump recua e deixa de rotular a China como país manipulador de moeda

Publicado 13.04.2017, 07:51
© Reuters.  Trump recua e deixa de rotular a China como país manipulador de moeda
USD/BRL
-

Por David Lawder

WASHINGTON, 13 Abr (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira que o seu governo não classificará a China como manipuladora de moeda, recuando de uma promessa da sua campanha, apesar de afirmar que dólar norte-americano estava "a ficar muito forte" e acabaria por prejudicar a economia.

Numa entrevista ao The Wall Street Journal, Trump também disse que gostaria que as taxas de juros nos EUA permanecessem baixas -- outro comentário em desacordo com o que ele disse frequentemente durante a campanha eleitoral.

Um porta-voz do Tesouro norte-americano confirmou que o relatório semestral do Departamento do Tesouro sobre as práticas cambiais dos principais parceiros comerciais, que será divulgado nesta semana, não nomeará a China como manipuladora de moeda.

Os comentários de Trump sobre o dólar forte e as taxas de juro levaram a moeda norte-americana, os rendimentos dos Treasuries e as acções em Wall Street a recuarem.

Os comentários de Trump romperam uma prática de longa data de governos democratas e republicanos de se absterem de comentar sobre a política definida pela Federal Reserve, o independente banco central norte-americano.

Também é invulgar um presidente falar sobre o valor do dólar, que é um assunto normalmente deixado para o secretário do Tesouro dos EUA.

"Eles não são manipuladores de moeda", disse Trump ao jornal norte-americano sobre a China. A declaração marca uma mudança gritante em relação à postura adoptada durante a campanha presidencial, quando prometeu rotular Pequim de manipulador no primeiro dia de sua administração, como parte do seu plano para reduzir as importações de produtos chineses.

O Wall Street Journal parafraseou Trump ao dizer que mudou o seu pensamento sobre a questão da taxa de câmbio porque a China não tem manipulado o iuan por meses e porque a acção agora poderia comprometer as suas negociações com Pequim para confrontar a ameaça da Coreia do Norte.

Os Estados Unidos classificaram pela última vez a China como manipuladora de moeda em 1994.

O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse que a decisão de Trump de quebrar a sua promessa de campanha contra a China foi "sintomática de uma falta de acção real e dura no comércio" contra Pequim.

"A melhor maneira de fazer com que a China coopere com a Coreia do Norte é ser duro com o comércio, que é a principal preocupação do governo da China", disse Schumer.

Trump também disse ao The Wall Street Journal que respeita a chair da Federal Reserve, Janet Yellen, e que ela não será "fritada" quando o seu mandato actual terminar em 2018.

Esse comentário também marca uma mudança em relação às suas críticas em relação a Yellen durante a campanha, quando disse que esta estava a manter as taxas de juros muito baixas. Em outras ocasiões, porém, Trump tinha dito que as taxas baixas eram boas, porque as taxas mais elevadas fortaleceriam o dólar e prejudicariam as exportações e os produtores norte-americanos.

"Acho que o nosso dólar está a ficar muito forte, e parcialmente isso é culpa minha, porque as pessoas têm confiança em mim. Mas isso está a doer - isso vai doer em última instância", disse.

"É muito, muito difícil competir quando se tem um dólar forte e outros países estão a desvalorizar a sua moeda", disse Trump na entrevista.

(Traduzido para português por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.