Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Vereador Câmara Lisboa Ricardo Robles demite-se após 'polémica' prédio Alfama

Publicado 30.07.2018, 14:31
Atualizado 30.07.2018, 14:40
© Reuters.  Vereador Câmara Lisboa Ricardo Robles demite-se após 'polémica' prédio Alfama

Por Sergio Goncalves e Goncalo Almeida

LISBOA, 30 Jul (Reuters) - O vereador de Lisboa, Ricardo Robles, demitiu-se após a forte polémica por este dirigente 'bloquista', acérrimo crítico da especulação imobiliária, ter comprado com a irmã um prédio em Alfama por 347 mil euros em 2014, ter investido 650 mil euros na recuperação e ter proposto vendê-lo por 5,7 milhões de euros.

A notícia, avançada pelo 'O Jornal Económico' e confirmada pelo próprio Ricardo Robles, levou o Partido Social Democrata (PSD), a pedir a demissão deste vereador com o pelouro da Habitação no Executivo da capital, "por manifesta falta de ética, de seriedade e de credibilidade política".

Na sexta-feira passada, Ricardo Robles, que tem criticado o "carrocel da especulação" em Lisboa, recusou demitir-se, afirmando que "esta compra não foi uma operação especulativa", frisando: "nada fiz de condenável e nada tenho a esconder".

Nesse dia, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu Robles afirmando que era uma "cabala" do PSD, que "decidiu, em vez de tirar consequências das investigações de que está a ser alvo, perseguir o BE".

Contudo, em comunicado hoje, Ricardo Robles disse que informou ontem a coordenadora do BE da sua intenção de renunciar aos cargos de vereador e de membro da comissão coordenadora concelhia de Lisboa do BE.

"Uma opção privada (a compra do imóvel), forçada por constrangimentos familiares que expliquei e no respeito pelas regras legais, revelou-se um problema político real e criou um enorme constrangimento à minha intervenção como vereador", afirmou Ricardo Robles.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Esta (demissão) é uma decisão pessoal que tomo com o objectivo de criar as melhores condições para o prosseguimento da luta do Bloco pelo direito à cidade", acrescentou.

Apesar das declarações iniciais de apoio a Ricardo Robles por dirigentes 'bloquistas', hoje o deputado e fundador 'bloquista' Luís Fazenda disse em entrevista ao Jornal i que no partido "tem de se fazer uma reflexão e tirar conclusões".

"São circunstâncias que, no BE, nós condenamos e que levam à gentrificação", afirmou Luís Fazenda.

O BE é parceiro dos socialistas na solução governativa do país e no Executivo da Câmara de Lisboa.

Ricardo Robles explicou que comprou o prédio degradado, perto do Museu do Fado, conjuntamente com a sua irmã em 2014, na altura emigrante na Bélgica, que tinha a intenção de regressar a Portugal e necessitava de habitação em Lisboa.

A compra por 347 mil euros e o investimento de recuperação do prédio, que ascendeu a 650 mil euros, foram feitos através de "crédito bancário e apoio dos pais", disse na sexta-feira.

Afirmou que, entretanto, a sua irmã se casou com um cidadão alemão e desistiu de voltar a Portugal, e daí os dois terem decidido em 2017 colocar o imóvel à venda, "com a avaliação feita por uma agência imobiliária", ou seja os tais 5,7 milhões de euros.

Adiantou que os antigos inquilinos saíram por mútuo acordo e pagamento de indemnizações em alguns casos, sendo que "absolutamente ninguém foi despejado: a única família que lá vivia, lá continua, agora com casa recuperada e contrato em seu nome, por 8 anos e renda de 170 euros mensais".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O imóvel esteve à venda desde Novembro de 2017 e Abril de 2018, mas a alienação não se concretizou.

Na sexta-feira passada, Ricardo Robles disse que já tinha tomado a decisão de colocar este imóvel "em propriedade horizontal, de forma a poder dividir as fracções" com a irmã e que não alienaria a sua parte.

Afirmou que não venderá a sua parte do imóvel e colocará as suas fracções no mercado de arrendamento. (Por Sérgio Gonçalves e Gonçalo Almeida; Editado por Catarina Demony)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.