A razão por que o mercado de fruta subtropical da Espanha está a “amadurecer”

Euronews PT

Publicado 14.10.2022 14:00

Atualizado 14.10.2022 14:10

A razão por que o mercado de fruta subtropical da Espanha está a “amadurecer”

Quando pensa em frutos subtropicais, imagina talvez as bananas da América do Sul ou a manga da Índia. Mas sabia que existe um país europeu que também está a produzir fruta subtropical?

A Espanha também cultiva frutos suculentos, como a papaia e a manga, além de abacate e bananas, e é o único produtor de fruta subtropical da Europa .

Os frutos subtropicais são cultivados no sul do país, em Granada e Málaga, mas a sua produção centra-se nas Canárias, em particular na ilha de Tenerife, a maior do arquipélago, e também na ilha de La Palma.

Graças ao sol durante todo o ano e às temperaturas amenas do inverno, o clima aqui é perfeito para uma grande variedade de frutos subtropicais, incluindo a banana, a papaia e a pitaia (também conhecida como fruto do dragão).

A Espanha produz até as suas próprias variedades únicas de frutos subtropicais, como o Plátano Canário, um tipo especial de banana cultivado apenas nas Ilhas Canárias, que é mais doce que as bananas cultivadas na América do Sul e é muito apreciado em toda a Espanha.

“As Ilhas Canárias são excepcionais devido à estabilidade do clima”, diz Manuel Escoda, gerente de marketing da Bonnysa, um dos maiores produtores de fruta e legumes de Espanha. “As condições metereológicas subtropicais do arquipélago permitem um cultivo excepcional deste tipo de fruta.”

Que condições são necessárias para a produção de frutos subtropicais?

“O clima, o solo, o método de cultivo… cada produto exige condições específicas”, diz Manuel Escoda. “No caso dos frutos subtropicais, temos de adaptar a variedade à nossa área geográfica e também reproduzir as mesmas condições.”

No seu habitat natural, as bananeiras necessitam de condições tropicais para sobreviver, ou seja, de temperaturas de cerca de 27 graus e de um volume anual de precipitação de entre 198 e 248 centímetros. As Canárias têm níveis adequados de temperatura mas o abastecimento de água para o cultivo é um problema.

Um campo de bananeiras em La Palma, Ilhas Canárias. © ICEX/Pablo Neustadt

A precipitação média em Tenerife é de apenas 10 centímetros por ano, por isso os agricultores têm de recorrer à irrigação. Embora tal possa ser preocupante devido ao impacto no meio ambiente, Manuel Escoda afirma que existe um método alternativo para produzir frutos subtropicais.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

“Tentamos alcançar um equilíbrio entre as necessidades naturais da planta e os métodos mais eficazes que nos é possível utilizar”, explica o profissional. “Com as temperaturas adequadas que temos, conseguimos que a planta, com menos chuva, produzisse frutos de características idênticas com a irrigação gota a gota, com um consumo de água muito menor do que a irrigação tradicional.”

Para além do sol e do uso controlado da água, a produção é também beneficiada pelo solo vulcânico fértil. Graças ao vulcão Monte Teide de Tenerife, o solo das Canárias é rico em minerais - incluindo fósforo e potássio - de que as plantas precisam para crescer.

A prová-lo está o número de bananas que a produtora Bonnysa pode cultivar nas Canárias.

“Neste momento produzimos 10 milhões de quilos de bananas, 90% das quais para o mercado nacional, devido à preferência pelo fruto no mercado doméstico”, revela Manuel Escoda.

No total, existem mais de 8.000 produtores nas Ilhas Canárias e são produzidos todos os anos mais de 400 milhões de quilos, segundo a Associação de Produtores de Banana das Ilhas Canárias (ASPROCAN).

Que outros frutos subtropicais são cultivados em Espanha?

Enquanto o cacto da pitaia cresce nas condições secas e áridas das Canárias, no continente o clima é muito diferente.

A maior parte da produção de frutos subtropicais da Espanha continental centra-se na região sul da Andaluzia. A costa mediterrânica de Granada, conhecida como Costa Tropical, é fértil em espécies menos conhecidas, como a chirimoia ou anona.

Um fruto verde e escamoso originário da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a chirimoia tem o tamanho de uma maçã e um interior carnudo com uma consistência cremosa. O seu sabor doce e ácido é popular por todo o país.

Apesar da popularidade, a chirimoia não é uma fruta fácil de cultivar, pois os besouros que as polinizam no seu habitat nativo não são endémicos em Espanha. Cada flor deve, por isso, ser polinizada à mão, usando pólen retirado de outra flor. Equipas de trabalhadores agrícolas encarregam-se desta tarefa laboriosa todos os anos.

Trabalhadores da Fajardo SLV Fruits colhendo chirimoia (anona). © ICEX/Dpto. Multimedia

O abacate e a manga são outros dos frutos também cultivados nesta região. A variedade de manga mais popular na Espanha é uma espécie de casca verde e lilás, designada por Osteen. Colhidas no final de agosto antes de estarem totalmente maduras, o fruto amadurece depois, já a caminho do consumidor.

Nos próximos anos, a Espanha espera produzir mais variedades de frutos subtropicais, para se tornar autossuficiente e reduzir a distância no acesso aos alimentos, explica o gerente de marketing da Bonnysa.

“Outro desafio é desenvolver variedades cuja produção é atualmente muito limitada e em que estamos em desvantagem em relação aos países produtores fora da União Europeia (UE)”, acrescenta.

Onde encontrar a melhor fruta subtropical na Espanha?

As Ilhas Canárias são o local ideal para provar alguns dos deliciosos frutos subtropicais de Espanha, disponíveis todo o ano nos muitos mercados locais das ilhas. Ao comprar produtos cultivados localmente, os consumidores estão também a reduzir a sua pegada de carbono.

“Nos últimos anos temos visto um crescimento exponencial da superfície de cultivo”, afirma Manuel Escoda. “Isto deve-se ao facto de os nossos produtos serem valorizados, tanto pela sua qualidade como pelo valor acrescentado de serem cultivados na UE.”

Here We Grow © euronews