Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Apple contesta multa de 13 mil milhões de Bruxelas

Publicado 17.09.2019, 18:45
Atualizado 17.09.2019, 17:05
© Reuters.

A Apple (NASDAQ:AAPL) contesta a multa que lhe foi aplicada em 2016 pela Comissão Europeia e diz que esta "desafia a realidade e o senso comum". A empresa norte-americana e a Irlanda defendem-se, a partir desta terça-feira, no Tribunal Geral da União Europeia, no Luxemburgo.

Em 2018, a tecnológica viu-se obrigada a pagar 13 mil milhões de euros em impostos atrasados à Irlanda, mas as duas partes recorreram.

A Comissão Europeia considerou que a isenção fiscal de que a Apple beneficiava na Irlanda era ilegal, à luz das regras de ajudas de Estado da União Europeia,

"Esta decisão é, de certa forma, irónica para a Irlanda, pois o país não reclama o pagamento de impostos atrasados à Apple. Mas se a Comissão Europeia ganhar e a Irlanda perder, então a Irlanda vai ganhar cerca de 14 mil milhões de euros da Apple como impostos atrasados", afirma Patrick McGee, correspondente do Financial Times, em São Francisco.

A França é um dos países que defende a criação de um novo enquadramento fiscal para as grandes tecnológicas, como a Apple, a Google (NASDAQ:GOOGL), a Amazon (NASDAQ:AMZN) e o Facebook.

Bruxelas acusa os acordos fiscais entre as tecnológicas e a Irlanda de permitir às empresas pouparem milhões, mas o país considera que a abordagem da Comissão vai contra a soberania fiscal dos Estados-membros.

A Apple diz que a Comissão Europeia está a usar os seus poderes para mudar o sistema tributário internacional, criando incerteza para os negócios. O advogado da Apple diz que a empresa paga uma taxa média global de impostos de 26% e cerca de 20 mil milhões de euros em impostos nos Estados Unidos sobre os mesmos lucros que a Comissão entende que deviam ser taxados na Irlanda.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Este caso é crucial para a Comissão Europeia, que também tem na mira outras multinacionais.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.