Apple reforça privacidade

Euronews PT

Publicado 08.06.2021 15:25

Atualizado 08.06.2021 15:40

Apple reforça privacidade

A Apple (NASDAQ:AAPL) apresentou a 'private relay', uma nova função que permite aos utilizadores esconder os dados de navegação da própria Apple, dos fornecedores de Internet e dos anunciantes.

A funcionalidade foi anunciada na conferência anual sobre o desenvolvimento de software da marca, e foi apresentada como o mais recente esforço da empresa para reduzir o rastreio dos seus utilizadores por anunciantes e terceiros.

Com a 'private relay', o tráfego da web é enviado para um servidor mantido pela Apple, onde é despojado de um pedaço de informação chamado endereço IP. A partir daí, a Apple envia o tráfego para um segundo servidor mantido por um operador terceiro que atribui ao utilizador um endereço IP temporário e envia o tráfego para o seu website de destino. A utilização de uma parte externa no segundo salto do sistema de retransmissão é intencional, para evitar que até mesmo a Apple conheça tanto a identidade do utilizador como o website que o utilizador está a visitar.

A gigante da tecnologia ainda não revelou quais os parceiros externos que irá utilizar no sistema, mas disse que planeia nomeá-los no futuro. A funcionalidade só deve estar disponível ao público no final deste ano, e vai ser proibida em vários países como a Arábia Saudita ou a Bielorrússia. Também não será permitida na China, um dos mercados mais importantes da Apple. O governo de Pequim mantém um sistema para vigiar e controlar a forma como os cidadãos utilizam a Internet

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações