Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Ataques fazem disparar preço do petróleo

Publicado 16.09.2019, 20:53
Atualizado 16.09.2019, 19:36
© Reuters.

Os preços do petróleo subiram quase 20%, devido ao ataque a instalações petrolíferas na Arábia Saudita, no fim de semana. Trata-se da maior subida registada num só dia desde 1991.

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de autorizar o recurso ao fundo de reservas de emergência fez os preços descerem do pico que tinham atingido, mas o facto de o ataque ter afetado metade da produção saudita faz com que os preços ainda estejam em máximos de meses.

"Qualquer redução nas exportações sauditas vai aumentar substancialmente o preço do petróleo. Se os sauditas repararem as instalações petrolíferas e elas forem atingidas outra vez, acho que o preço do petróleo pode atingir os 100 dólares por barril", salienta o analista Francis Lun.

O ataque levou à suspensão de cerca de 5% da produção mundial e a reparação das instalações pode demorar meses.

"Os Estados Unidos e a China têm algumas reservas, mas não vão usá-las durante muito tempo. Por isso, não surpreende que os especialistas digam que vamos ver o barril de petróleo a negociar nos 80 dólares. Isso iria refletir-se obviamente no que pagamos nas bombas", realça Sasha Vakulina, editora de Economia da Euronews.

E uma subida do preço do petróleo terá também implicações sérias na economia global.

"Em combinação com as incertezas que temos, sobre as relações comerciais dentro da Europa, uma situação generalizada de desaceleração em todo o mundo, mas também com a dúvida se o preço do petróleo vai continuar a subir significativamente, isto pode causar restrições no investimento e, como tal, exacerbar a recessão que está a ameaçar aparecer mais cedo ou mais tarde", diz Hurbertus Bardt, diretor de investigação do Instituto Económico Alemão.

A Rússia e fontes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo descartam para já a realização de uma reunião extraordinária.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.