Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Aumentando a velocidade: Como o 5.5G visa permitir aplicativos mais rápidos para usuários e empresas

Publicado 08.08.2023, 10:15
Atualizado 08.08.2023, 10:40
© Reuters.  Aumentando a velocidade: Como o 5.5G visa permitir aplicativos mais rápidos para usuários e empresas

A rede 5G está a tornar-se rapidamente o padrão da indústria com mais de 1,2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. A sua implementação permitiu uma comunicação mais rápida e estável entre os serviços e as pessoas e permitiu o desenvolvimento de aplicações que necessitam de processar uma quantidade cada vez maior de dados.

No entanto, esses requisitos estão a aumentar e até o 5G está a começar a ter algumas limitações. Para se manter na vanguarda, o conceito 5.5 propôs uma evolução do 5G compatível com os equipamentos existentes, multiplicando por 10 o desempenho da rede.

Com esse objetivo em mente, a Huawei pretende lançar um conjunto completo de equipamentos comerciais em 2024.

Quais são algumas aplicações práticas do 5.5G e como é que isso afetará os serviços e os utilizadores? Jiang Junmu, Vice-Editor-Chefe da C114.com, reuniu-se com alguns líderes do setor para saber mais sobre o que está por vir. Assista ao vídeo acima para acompanhar as entrevistas.

Uma rede sem fios de 10 Gb/s

Para o especialista de redes sem fios, Chen Zhaobo, da China Telecom Shanghai, a velocidade gerada pelo 5.5G será um importante fator de venda. Dez gigabits por segundo de velocidade máxima de downlink e uplink, permitirá que a rede tolere 100 mil milhões de conexões e solicitações nativas de IA.

Utilizadores individuais poderão desfrutar de serviços com uma enorme quantidade de dados, tais como: realidade virtual, 3D sem óculos e interação multipessoal em velocidade estável.

Para empresas de todos os tamanhos, o acesso a aplicativos IoT (Internet das Coisas) também será desenvolvido com a integração de IoT passiva, sensorizações e comunicações. Os fabricantes, por exemplo, poderão produzir com maior precisão e controlo, com latência ultrabaixa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Como nos lembra Chen Zhaobo, este tipo de uso não é atualmente possível com o 5G, pelo menos não com a estabilidade, fiabilidade e precisão que o 5.5G garantirá.

Melhores experiências domésticas

Com a ascensão da indústria de casas inteligentes, a procura por serviços para grandes quantidades de dados está a aumentar rapidamente em residências conectadas. Nesse contexto, Bingo Wang, Vice-Presidente de Marketing de Rede e Venda de Soluções da Huawei, menciona que o objetivo do 5.5G será multiplicar a velocidade da rede em 10.

Para o utilizador, isso facilitaria o acesso a serviços de educação e entretenimento, como educação remota, realidade alternativa e virtual ou 3D sem óculos em casa.

Eletrodomésticos inteligentes, como alarmes de fumo e objetos conectados, também beneficiariam da rede e seriam apreciados por todos os utilizadores. De facto, o desenvolvimento do acesso por fibra em toda a casa garantirá uma rede Wi-Fi de 1 Gb/s, diz Bingo Wang.

Internet mais confiável em veículos

A indústria automóvel é outra beneficiária de redes mais rápidas e estáveis. Para Shaun Collins, Presidente Executivo da CCS Insight, a condução autónoma é um bom exemplo de aplicativos preparados para o 5.5G.

“Quando olhamos para a tentativa de controlar o carro de forma autónoma em condições de tráfego intenso e mau tempo, precisamos de ter uma rede que tenha uma capacidade muito alta, latência muito baixa e alto poder de computação, na mesma rede”, diz o Sr. Collins. “O 5.5G oferece-nos isso.”

No entanto, os dados de condução não são a única tecnologia afetada, pois os carros incluem um número crescente de serviços conectados para os passageiros. Os jogos em nuvem, por exemplo, desenvolveram-se a um ritmo acelerado e seriam desfrutados com baixa latência no 5.5G.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Como ouvimos dos participantes, o 5.5G promete aprimorar a experiência de muitos setores da indústria e dos utilizadores. O ano de 2024 mostrará se a nova tecnologia cumprirá o que promete.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.