Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Christine Lagarde põe ecologia na agenda do BCE

Publicado 08.07.2020, 15:13
Atualizado 08.07.2020, 15:40
© Reuters.  Christine Lagarde põe ecologia na agenda do BCE

© Reuters. Christine Lagarde põe ecologia na agenda do BCE

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, admitiu orientar o programa de compra de ativos do BCE, no valor de 2,8 mil milhões de euros, para obrigações que respeitem critérios ambientais, com vista a combater as alterações climáticas.

"Quero explorar todas as vias disponíveis a fim de combater as alterações climáticas. Isto é algo que levo muito a peito", disse, em entevista ao Financial Times.

É a primeira vez que um presidente do BCE se compromete com decisões "mais ecológicas" nas operações do banco central, incluindo a compra de activos. A mudança faria dele o primeiro banco central a utilizar um programa emblemático de compra de títulos para prosseguir "objectivos verdes".

"O BCE tem de analisar todas as linhas de negócio e as operações em que estamos envolvidos para fazer face às alterações climáticas, porque, no final, o dinheiro fala", acrescentou Lagarde.

A revisão estratégica lançada por Christine Lagarde no início do ano foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19 e agora retomada. Questionada sobre se a pandemia pode relegar para segundo plano os objetivos ecológicos, respondeu: "Eu tenho filhos, tenho netos. Só não quero olhar diretamente para os seus lindos olhos, a perguntrem-me a mim e aos outros: "O que é que vocês fizeram?"

A líder do BCE prevê que a crise económica traga uma ” a economia com mais ecologia, mais digitalização e novos métodos de trabalho", e diz que a Europa está em "excelente posição”.

O BCE tem estado sob pressão de grupos defensores do ambiente que o exortam a alterar o programa de compra de activos através da venda das chamadas obrigações "castanhas" emitidas por empresas com utilização intensiva de carbono e do aumento das compras de obrigações de empresas mais ecológicas.

Os críticos defendem que cabe aos políticos, e não aos bancos centrais, decidir quais as empresas a favor e quais as que devem ser penalizadas. Christine Lagarde parece ter decidido que, à falta de coragem política, são precisas medidas ecológicas.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.