Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Coronavírus, Taiwan e economia islâmica em destaque no Business Line

Publicado 01.12.2020, 19:00
Atualizado 01.12.2020, 19:10
© Reuters.  Coronavírus, Taiwan e economia islâmica em destaque no Business Line

Vendas a retalho penalizadas pelo coronavírusOs nova-iorquinos apertam os cordões à bolsa, com as dificuldades financeiras causadas pela pandemia do coronavírus fazerem-se sentir na corrida para o Natal. Mas alguns analistas acreditam que a procura pode ultrapassar a oferta nos EUA.

As vendas a retalho nos EUA cresceram apenas 0,3% em outubro. Um novo surto do coronavírus e o fim de um aumento semanal de 500 euros nos cheques de desemprego travou as despesas e contribuiu para o crescimento mais lento das vendas a retalho nos EUA desde a primavera.

A possibilidade de um novo confinamento está a transformar os hábitos dos consumidores nesta época festiva: "Durante os últimos 10 anos, ouvimos este mantra sobre as pessoas quererem comprar experiências e não coisas. A verdade é que agora não se pode ter experiências fora de casa nem viajar. Por isso, as coisas tornam-se experiências. Móveis, objetos para trabalhar ou para fazer exercício em casa são algumas das coisas cujas vendas dispararam", diz Simeon Siege, especialista no setor do retalho. "É a primeira época festiva em muito tempo em que a procura vai ultrapassar a oferta. Isso significa que não vamos ter muitos descontos. Do ponto de vista do consumidor, o stock é reduzido e as promoções são poucas. Da perspetiva dos comerciantes, as vendas devem ficar aquém do normal, mas as margens e a rentabilidade vão provavelmente ser melhores do que temos visto desde há algum tempo", acrescenta.

Se as vendas devem cair, as melhores margens de lucro são a boa notícia para os retalhistas americanos este Natal.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Taiwan sofre ricochete económicoTaiwan, com uma economia orientada para a exportação, espera que o confinamento nos EUA e Europa não tenha um efeito dominó nas perspetivas económicas para o quarto trimestre.

Taiwan, com uma população de quase 24 milhões de pessoas, tinha menos de 700 casos confirmados de Covid-19 e apenas sete mortes até ao final de novembro. Mas a ilha tem uma economia orientada para a exportação, altamente dependente da procura por parte do Ocidente. Isso não impede que haja otimismo numa recuperação económica no último trimestre de 2020.

Muitas empresas locais que dependem do turismo e das vendas domésticas não têm tido razões para partilhar este otimismo: "A atividade da empresa caiu dezenas de pontos percentuais, cerca de 50 a 60 por cento. Não há turistas e isso afeta seriamente o negócio aqui. A nossa zona tem sofrido muito. As lojas antigas do bairro fecharam", diz Chen, dono de uma loja.

A esperança predominante é que 2021 traga uma vacina contra a Covid-19 bem-sucedida e um regresso aos negócios o mais próximo possível do normal.

Economia islâmica de vento em popaOs gastos dos consumidores na economia islâmica foram de mais de 1,85 biliões de euros em 2019, de acordo com um relatório sobre o estado da economia islâmica global. A Euronews falou com o CEO do Centro de Desenvolvimento da Economia Islâmica do Dubai para rever as conclusões.

"Consideramos este relatório uma referência em termos de dados sobre a economia islâmica. O relatório deu-nos a saber quais os principais investimentos nos vários setores da economia islâmica. 2019 mostrou que os consumidores gastaram quase dois biliões de dólares nos setores da economia islâmica real: A alimentação Halal, os produtos farmacêuticos, os cosméticos, o turismo amigo da família, os media e o entretenimento. Os ativos financeiros islâmicos ascenderam a 2,88 biliões de dólares norte-americanos. Estamos satisfeitos por ver que os Emirados se saíram bem. Estão entre os três primeiros no indicador global da economia islâmica e são líderes em dois setores - o entretenimento e a moda discreta", disse Abdulla Mohammed Al Awar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.