Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Desemprego em 2020 supera o da crise de 2008

Publicado 07.07.2020, 17:04
Atualizado 07.07.2020, 17:10
© Reuters.  Desemprego em 2020 supera o da crise de 2008

Pior do que a crise financeira de 2008. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, no relatório sobre as "Perspetivas de emprego", a taxa de desemprego nos países da OCDE atingirá, em média, os 9,4% em 2020. No final de 2019 as previsões apontavam para 5,3%. Em poucos meses a pandemia de Covid-19 passou de uma crise de Saúde Pública a um desastre económico, com perdas de emprego como não se imaginava nem nos piores cenários como explica o secretário-geral do organismo.

"A pandemia acabou com o progresso no mercado de trabalho atingido na década passada, após a crise financeira global", explica Angel Gurria.

A Colômbia deverá ser o país mais afetado, de acordo com as previsões, com uma quebra de entre 10,63% e 12,58% no número pessoas empregadas. Em Portugal, a região do Algarve, altamente dependente do Turismo, poderá ver mais de 40% dos empregos perdidos.

A situação pode agravar-se num cenário de segunda onda de pandemia. Neste caso, estima-se que o desemprego possa atingir, entre os países da OCDE, os 12.6%.

Números que, esclarece o responsável da OCDE, traduzir-se-ão num aumento exponencial da pobreza e cria o risco de as pessoas entrarem em bancarrota.

As mulheres, que representam dois terços da força de trabalho no setor da Saúde em todo o mundo, são as mais penalizadas, ao contrário do que sucedeu em 2008.

Na Europa, em maio, a taxa de desemprego aumentou no que diz respeito às mulheres, mas permaneceu estável em relação aos homens.

Para além das mulheres também os jovens terão grandes desafios pela frente. A OCDE diz que os recém-licenciados enfrentam perspetivas sombrias, com poucas hipóteses de conseguirem um emprego ou mesmo um estágio, num futuro próximo

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.