Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Diretor-Executivo da Boeing deixa empresa no final do ano

Publicado 25.03.2024, 17:16
Atualizado 25.03.2024, 17:40
© Reuters.  Diretor-Executivo da Boeing deixa empresa no final do ano

Dave Calhoun deixará o cargo de Diretor-Executivo da Boeing (NYSE:BA) no final deste ano. O gestor ficou fragilizado depois de um dos novos aviões do fabricante norte-americano, o Max 737 9 da Alaska Airlines, ter sido forçado a aterrar de emergência em janeiro por ter perdido o painel de uma porta em pleno voo. Os investigadores dizem que faltavam parafusos.

O incidente, que levou as autoridades federais norte-americanas a ordenarem a paragem de 171 aviões Max 9 durante várias semanas, criou a maior crise de segurança para a Boeing desde os acidentes de dois dos seus jatos Max 737 em 2018 e 2019, nos quais morreram 346 pessoas.

As tragédias tinham levado à demissão de Dennis Muilenburg, que foi substituído no cargo por Calhoun em janeiro de 2020.

No mês passado, a Administração Federal da Aviação ordenou uma auditoria às linhas de montagem de uma fábrica da Boeing perto de Seattle.

O próprio regulador norte-americano já efetuou uma auditoria de seis semanas à linha de produção da Boeing, que detetou várias falhas. O Departamento de Justiça dos EUA está a conduzir a sua própria investigação sobre o incidente de janeiro no voo da Alaska Airlines.

O presidente da Boeing, Larry Kellner, já anunciou que não se vai recandidatar ao cargo. Stan Deal, que lidera a atividade de aviões comerciais da Boeing, deixou a função com efeitos imediatos.

Segurança deve ser a prioridade

Justin Green, advogado da Kreindler & Kreindler que representa 34 famílias que perderam entes queridos no voo 302 da Etiópia, que se despenhou em 2019, afirmou que a saída de Calhoun foi "positiva", mas "bastante tardia".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"O próximo CEO deve saber que seu papel será dar prioridade à segurança, não apenas ao lucro", salientou Green. "Durante muito tempo, a Boeing tem evitado a responsabilidade pública e essas mudanças de liderança abrem uma janela de oportunidade para a empresa fazer isso.".

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.