Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Em 2026, autoestradas da UE terão um posto de carregamento de carros elétricos a cada 60 kms

Publicado 03.04.2024, 19:48
Atualizado 03.04.2024, 20:10
© Reuters.  Em 2026, autoestradas da UE terão um posto de carregamento de carros elétricos a cada 60 kms

Até 2026, as autoestradas da União Europeia terão um ponto de carregamento para carros elétricos a cada 60 quilómetros, algo que facilitará, em grande medida, a condução deste tipo de veículos.

A mobilidade ecológica foi um dos temas em destaque no encontro informal dos ministros dos transportes do bloco comunitário no âmbito da presidência belga do Conselho da União Europeia (UE).

Vários automóveis elétricos percorreram centenas de milhares de quilómetros até à capital europeia para mostrar que as viagens longas, um dos principais desafios para este tipo de veículos, são agora possíveis.

"Viajar com um carro elétrico é sempre um passo em frente, mas para nós, que viemos da Roménia, tentámos pela primeira vez não fazer planos. Conduzimos como um carro normal e, com 20-30% de bateria, começámos a procurar um local para carregar.", afirmou o condutor Alexandru Teodorescu.

A disponibilidade de estações de carregamento tem sido, desde há anos, um dos principais problemas dos veículos eléctricos.

Normalmente, os carros precisam de ser carregados a cada 300 a 400 quilómetros, e o processo dura, no mínimo, 20 minutos.

Mas com a proibição dos automóveis com motor de combustão na UE até 2035, a Comissão Europeia teve de encontrar uma solução para os problemas de mobilidade.

"O problema não está resolvido. Mas desde hoje estamos a celebrar o novo regulamento sobre a Rede Transeuropeia de Transportes, que exige a instalação obrigatória de pontos de carregamento ao longo das estradas principais", notou Adina Valean, Comissária Europeia dos Transportes.

A procura de carros elétricos tem aumentado na Europa desde 2020. No final de 2021, na Dinamarca, os veículos elétricos e híbridos já tinham ultrapassado os carros a diesel. Foi a primeira vez na história que tal aconteceu num país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Em Portugal já deveria haver 150 postos em todos as IP e nas AE 6 postos em cada estação de serviço já existentes. Uma próxima decisão do novo Governo é um passo decisivo ainda este Verão.
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.