Empresa espanhola constrói estrada com cinzas de papel

Euronews PT

Publicado 04.06.2021 16:00

Atualizado 04.06.2021 16:10

Empresa espanhola constrói estrada com cinzas de papel

À primeira vista, este novo troço de autoestrada perto de Valência parece-se com qualquer outro.

Mas os segredos estão escondidos debaixo da superfície. Graças à tecnologia pioneira, a empresa espanhola Acciona está a usar cinza de papel para substituir o cimento que normalmente entraria na construção da estrada para melhorar a durabilidade.

Paul Hackett, euronews: Juan José, temos aqui as cinzas de papel. Porque é que isto é bom para fazer estradas?

Juan José Cepriá (gestor de projetos de pesquisa e desenvolvimento da Acciona): Na construção de estradas precisamos dos materiais mais fortes. Para isso, utilizamos normalmente cimento. Estas cinzas de papel não só se parecem com cimento, como cumprem todos os requisitos técnicos do cimento. É também um material amigo do ambiente.

PH: É precisa uma enorme quantidade de cinzas de papel para construir uma autoestrada como esta. Que impacto pode isto ter na pegada de carbono da sua empresa?

JJC: O impacto potencial do projeto é enorme. Calculámos que podemos poupar 65-75% das emissões de CO2 associadas. E se aumentarmos a escala, podemos poupar até 18 mil toneladas de cimento por ano.

Transformar lixo em recursosO benefício não é apenas a redução de carbono. Ao utilizar cinzas de papel - que são resíduos de papel e pasta de papel queimados que já não podem ser reciclados - a empresa está a transformar o lixo, que muito provavelmente acabaria em aterro sanitário, num recurso.

PH: Juan José, este é um dos três projetos-piloto. Qual é o plano para o futuro?

JJC: Dependendo de como o projeto será aceite, a nossa intenção é alargar o uso a nível nacional e, eventualmente, replicá-lo a nível internacional.

A Acciona é membro do projeto paperChain . O objetivo é aproveitar os resíduos gerados pela indústria europeia do papel e da celulose. Atualmente, o setor - o segundo maior do mundo - tem uma produção anual de 130 milhões de toneladas. 11 milhões de toneladas dessa produção acabam como resíduos não recicláveis.

A iniciativa paperChain faz parte de uma estratégia industrial mais vasta, na Europa, para assegurar uma abordagem mais circular aos recursos naturais.

Paul Hackett, euronews: Johan, acabámos de ver cinzas de papel a serem utilizadas para substituir o cimento nas estradas. Estamos a assistir a uma nova era em que cada vez mais resíduos da indústria do papel e da pasta de papel serão utilizados desta forma?

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Johan Elvnert, secretário-geral da plataforma tecnológica europeia Forest-based Sector : As novas tecnologias tornam possível reutilizar e reciclar mais. Um bom exemplo é o projeto paperChain, mas vemos este tipo de desenvolvimentos para tudo - têxteis, embalagens, mesmo não-materiais e até alimentos de peixe provenientes da água de tratamento das fábricas de celulose. Portanto, o melhor não é pensar nisto como um desperdício, mas sim como um recurso.

PH: Melhorar a circularidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento não será fácil. Como chegar lá? Qual a rota a seguir?

JE: Para chegarmos a uma economia circular de desperdício zero, precisamos de trabalhar em conjunto ao longo de toda a cadeia de valor. Os objetivos da UE para 2050 são, de facto, muito ambiciosos. Na cadeia de valor baseada na floresta, analisámos como chegar a uma sociedade circular de desperdício zero e vamos trabalhar arduamente para tornar esta agenda uma realidade, mas o apoio da União Europeia é crucial".

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações