FMI melhora previsões para 2020

FMI melhora previsões para 2020

Euronews PT  | 20.01.2020 19:36

FMI melhora previsões para 2020

O Fundo Monetário Internacional aproveitou o Fórum de Davos para publicar as perspetivas para a economia global para este ano.

As novas previsões dão conta de uma recuperação, com a economia do globo a crescer com mais força este ano que em 2019. São números melhores que os da última previsão, mas é preciso alguma cautela ao analisá-los, como esclarece a diretora do FMI Kristalina Georgieva.

"Enquanto em outubro a previsão económica se resumia em duas palavras - abrandamento sincronizado - a atual, peço desculpa por ser mais longa, resume-se em quatro palavras: Estabilização provisória, fraca recuperação", disse Georgieva.

Segundo as novas previsões, a economia global deve crescer 3,3% este ano, depois de 2,9% no ano passado. Na Zona Euro há um pequeno aumento do ritmo de crescimento, dos 1,2 para 1,3% e no que toca aos Estados Unidos há um abrandamento. A economia deve crescer 2%, depois de 2,3% em 2019.

Previsões para a economia global, Zona Euro e EUA

Gita Gopinath, economista-chefe do FMI, defende que as relações China-EUA têm uma influência decisiva nestes números: "Um acordo comercial entre a China e os Estados Unidos, mesmo numa primeira fase, se for duradouro, pode reduzir o impacto negativo das tensões comerciais no PIB mundial dos 0,8% que tínhamos previsto em outubro para os 0,5%", diz.

Esta melhoria nas perspetivas económicas, não só na Europa como a nível global, é motivada sobretudo pelas taxas de juro mais baixas, uma tendência que se verifica em todas as principais economias, que estimula o consumo e logo o crescimento.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+