Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Líderes globais apelam a abordagem comum para saída da crise

Publicado 08.07.2020, 18:49
Atualizado 08.07.2020, 19:10
© Reuters.  Líderes globais apelam a abordagem comum para saída da crise

© Reuters. Líderes globais apelam a abordagem comum para saída da crise

A pandemia do coronavírus mergulhou o mundo do trabalho numa "crise sem precedentes" a nível mundial.

Foi o diagnóstico apresentado pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, durante a cimeira deste organismo.

E, para crise global, solução global. Muitos líderes mundiais, como António Guterres, o secretário-geral da ONU, deixam o apelo: "Sejamos claros, não é uma escolha entre saúde e emprego e a economia. Eles estão interligados. Ou venceremos em todas as frentes ou falharemos em todas as frentes".

A OIT avançou que as perspetivas para o mercado de trabalho global no segundo semestre de 2020 são "muito incertas" e a recuperação prevista não será suficiente para que o emprego regresse aos níveis pré-pandémicos este ano, mas Guy Ryder lançou um desafio para que os governos façam mais e melhor: "Não nos devemos limitar a voltar ao mundo de antes da pandemia; devemos construir um melhor futuro de trabalho", disse.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, defende que "para lançar as bases de uma forte recuperação, as políticas monetária, fiscal e comercial dos países devem puxar com força e puxar todas na mesma direção. E estas devem ser acompanhadas por políticas laborais e investimentos sociais para garantir que ninguém fique para trás".

Por seu turno, a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, apela aos governos para que façam investimentos que possam beneficiar as sociedades em sentido alargado: "Será fundamental investir em competências e infraestruturas digitais e temos de pensar bem nas formas de garantir que o rápido crescimento no sector digital conduza a benefícios que sejam amplamente partilhados nas nossas sociedades", afirma.

A partir de Lisboa, também o primeiro-ministro português participou na cimeira da OIT. António Costa apelou a uma "profunda reflexão sobre a regulação do mercado do trabalho".

É um apelo em uníssono. Mas, mesmo com os maestros supranacionais todos de acordo, será que os governos do mundo vão unir-se na orquestra da estratégia pós-pandemia?

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.