Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NASA revela novo avião supersónico "silencioso"

Publicado 16.01.2024, 09:33
Atualizado 16.01.2024, 09:40
© Reuters.  NASA revela novo avião supersónico "silencioso"

A NASA e a empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin (NYSE:LMT) revelaram o seu avião supersónico "silencioso", após seis anos de desenvolvimento.

Os voos supersónicos são voos que podem viajar a velocidades superiores à velocidade do som. O X-59 foi concebido para voar a 1,4 vezes a velocidade do som ou a cerca de 1.480 km/h.

"Hoje em dia, o voo supersónico produz um estrondo supersónico. Quem vive na área está familiarizado com esse som", disse Pam Melroy, administradora adjunta da NASA.

"Mas isso significa que há restrições em áreas povoadas, por boas razões. E o X-59 vai quebrar essa barreira. Meticulosamente projetado, o avião produz um baque suave. Um mero sussurro comparado com os ruídos perturbadores do passado", acrescentou a responsável.

O X-59 tem 30 metros de comprimento e 9 metros de largura e tem um nariz fino e cónico que representa quase um terço do seu comprimento.

A NASA diz que o nariz pontiagudo ajudará a quebrar as ondas de choque que normalmente resultam num boom sónico, um som semelhante a uma explosão ou a um trovão para o ouvido humano, causado por um objeto que viaja pelo ar mais rápido do que a velocidade do som.

Missão Quesst lançada em 2018

A NASA lançou a missão Quesst em 2018 para desenvolver uma aeronave supersónica que gera menos ruído do que uma aeronave supersónica convencional.

"Em apenas alguns anos, passámos de um conceito ambicioso para a realidade. O X-59 da NASA ajudará a mudar a forma como viajamos, em muito menos tempo", afirmou Melroy, num comunicado de imprensa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Durante 50 anos, os Estados Unidos e outros países proibiram este tipo de voos devido ao seu elevado ruído.

Espera-se que a missão produza dados que ajudem os legisladores norte-americanos a reconsiderar a proibição dos voos sobre terra.

De acordo com a NASA, se for possível voar em aviões supersónicos comerciais, o tempo de viagem será drasticamente reduzido.

"Esta descoberta redefine a viabilidade das viagens supersónicas comerciais em terra. Aproxima-nos de um futuro que todos podemos compreender, reduzindo para metade o tempo de voo de Nova Iorque a Los Angeles", afirmou Melroy.

O avião deverá descolar pela primeira vez no final deste ano.

Assim que a NASA concluir os testes de voo, a agência irá sobrevoar várias cidades dos EUA.

A primeira descolagem está prevista para o final deste ano e, em 2027, será realizado um inquérito aos residentes sobre a sua perceção do ruído.

Para mais informações sobre esta notícia, veja o vídeo no leitor multimédia acima.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.