Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Nomeação de Christine Lagarde aprovada pelo Parlamento Europeu

Publicado 17.09.2019, 20:55
Atualizado 17.09.2019, 19:35
© Reuters.

Com 394 votos a favor e 206 contra, o Parlamento Europeu aprovou a nomeação de Christine Lagarde para liderar o Banco Central Europeu.

Numa cimeira a realizar em meados de outubro, os líderes da União Europeia vão formalizar a nomeação para um mandato de oito anos, não renováveis.

"Com a sua nomeação, temos agora mulheres como presidentes de duas das instituições mais importantes da Europa, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia. É um enorme progresso para a igualdade de género na Europa. É evidente que continuam a existir grandes desafios, nomeadamente nos domínios económico e financeiro", disse a eurodeputada Frances Fitzgerald.

Quais os desafios? Em resumo: o abrandamento do crescimento na zona euro.

A editora de economia da euronews, Sasha Vakulina recordou que "na semana passada, Mario Draghi anunciou um novo pacote de estímulo. Deste modo, Mario Draghi assumiu a responsabilidade por uma decisão bastante difícil e, de alguma maneira, abriu caminho para Christine Lagarde. Por outro lado, poderíamos dizer que as suas mãos estariam muito atadas quando se trata do que ela poderia fazer mais para ajudar a economia, para ajudar o crescimento se as medidas anunciadas por Mario Draghi não funcionarem".

Alguns eurodeputados defenderam uma abordagem diferente para o Banco Central Europeu e para a nova presidente.

"Optemos por uma política monetária ao serviço da transformação ecológica e social - um BCE que assegure que o dinheiro reinvestido na economia real deixe de financiar atividades poluentes, concorde em regular os mercados para favorecer os ativos verdes", defendeu a eurodeputada Manon Aubry.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Christine Lagarde pode mudar a política do BCE, tendo como principal objetivo a estabilidade dos preços.

Na audição da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, afirmou que "o principal mandato é, evidentemente, a estabilidade dos preços, mas é preciso ter em conta que as alterações climáticas e os riscos ambientais são fundamentais".

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.