Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NOVA 1-Hotéis portugueses perderam 73% das receitas em 2020, recuperação será longa

Publicado 03.03.2021, 12:40
Atualizado 03.03.2021, 12:42
© Reuters.

(Acrescenta detalhes, contexto)

LISBOA, 3 Mar (Reuters) - Os hotéis portugueses perderam 73% das receitas totais no ano passado em comparação com 2019, disse a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) na quarta-feira, uma vez que a pandemia da COVID-19 travou drasticamente as viagens do estrangeiro, pesando sobre a economia dependente do turismo.

Mais de 60% dos hotéis afirmaram não esperar que os negócios regressem aos níveis de 2019 até ao início de 2023, segundo um inquérito a 502 hotéis realizado pela associação no mês passado.

Dois terços dos hotéis encerraram em Janeiro e Fevereiro, uma vez que Portugal impôs o seu segundo confinamento desde o início da pandemia para combater um surto de infecção.

A maioria dos hotéis não espera reabrir até Maio. Um em cada três hotéis disse que ou não reabriria ou não tem a certeza de quando ou se o fariam.

"O impacto destes encerramentos ... é brutal nas receitas totais da indústria hoteleira", disse Cristina Siza Vieira, CEO da associação, numa apresentação de vídeo.

"Sabemos que este será outro ano muito difícil", disse ela.

O sector do turismo em Portugal, outrora em expansão, sofreu os seus piores resultados desde meados dos anos 80 do ano passado, uma vez que a pandemia do coronavírus e os subsequentes confinamentos em todo o mundo mantiveram os aviões em terra e os visitantes afastados.

A queda nas taxas de ocupação hoteleira foi mais elevada em Lisboa com 55%, de acordo com a AHP, seguida pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que viram uma queda de cerca de 45%. O Algarve sofreu um pouco menos, registando uma queda de 33%.

Portugal, que registou um total de 805.647 casos COVID-19 e 16.389 mortes, está sob um confinamento a nível nacional após um devastador surto de infecções e hospitalizações no início do ano, que desde então abrandou acentuadamente.

Texto integral em inglês: (Por Victoria Waldersee, editado por Andrei Khalip; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.