Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NOVA 2-Portugal aprova orçamento 2021 com mais investimento para recuperação

Publicado 26.11.2020, 14:45
Atualizado 26.11.2020, 16:00
© Reuters.

(Acrescenta informação relativa ao Novo Banco)

LISBOA, 26 Nov (Reuters) - O parlamento português aprovou na quinta-feira o orçamento do governo socialista de minoria para 2021, que aposta num aumento acentuado do investimento público para relançar o crescimento da economia devastada pelo coronavírus, ao mesmo tempo que aumenta os subsídios e as pensões.

Na sua leitura final, o documento foi aprovado por 108-105 votos a favor e 17 abstenções, incluindo o Partido Comunista, um antigo aliado do governo socialista na legislatura anterior.

Os únicos votos "sim" ao Orçamento, que prevê uma redução do défice para 4,3% do produto interno bruto a partir dos 7,3% estimados para este ano, vieram da bancada socialista.

"Este é um bom orçamento...um orçamento para um ano difícil em que se vão sentir ainda mais os efeitos da pandemia na saúde pública, nas condições económicas e sociais", disse a líder da bancada socialista Ana Catarina Mendes, ao Parlamento, criticando outro antigo aliado, o Bloco de Esquerda, por ter votado contra.

Com o objectivo de apoiar a recuperação económica após a pior recessão em quase um século causada pela pandemia, o orçamento prevê um aumento íngreme de 23% do investimento público para mais de 6 mil milhões de euros, especialmente em cuidados de saúde e infra-estruturas.

O orçamento irá colocar mais 550 milhões de euros nos bolsos das famílias através do aumento dos subsídios de desemprego e pensões, proporcionando um novo benefício social aos trabalhadores mais pobres, e reduzindo o imposto sobre o valor acrescentado sobre a electricidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O governo espera que a economia dependente do turismo cresça 5,4% após a queda de 8,5% projectada para este ano. O desemprego deverá cair para 8,2% depois de ter saltado para 8,7% este ano. A população desempregada subiu 45% para 400.000 no terceiro trimestre.

No ano passado, a economia cresceu 2,2%, ajudando Portugal a alcançar o seu primeiro excedente orçamental em 45 anos, de 0,1% do PIB.

Em alterações de última hora, o principal partido da oposição de centro-direita, os sociais-democratas, aliou-se à extrema esquerda e bloquearam uma injecção de 476 milhões de euros extra no Novo Banco, que emergiu do colapsado do Banco Espírito Santo em 2014.

A transferência, a partir do Fundo de Resolução apoiado pelo Estado, foi suspensa enquanto se aguardam os resultados de uma auditoria.

O fundo detém uma participação de 25% no credor, controlado pela empresa americana de private equity Lone Star e já injectou quase 3 mil milhões de euros no mesmo. O contrato de venda de 2017 possibilita uma injecção total de até 3,9 mil milhões de euros, caso ocorram determinadas perdas.

Texto integral em inglês: (Por Sérgio Gonçalves e Andrei Khalip; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.