Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

O impulso das atividades portuárias para o crescimento do Egito

Publicado 06.11.2019, 18:00
Atualizado 06.11.2019, 17:36
© Reuters.

Em 2011, a tempestade política que ficou conhecida como "Primavera Árabe" foi uma força que ameaçou fazer descarrilar, literalmente, algumas conquistas económicas conseguidas ao longo de anos. O alvoroço espalhou-se para o Egito, a partir da Tunísia, onde tudo começou.

Oito anos depois, os investidores olham para o futuro com o foco comum de melhorar a vida dos egípcios. O porto Ein El Sokhna é um enclave económico e comercial livre e um projeto conjunto de dois gigantes. A Autoridade do Canal de Suez e a operadora portuária global DP World estão em movimento para impulsionar o investimento estrangeiro no terreno.

"A maior parte das indústrias que vêm investir em Sokhna já estabeleceram satélites aqui. Isso facilita as operações. É por isso que Sokhna se destaca como um hub com 87 indústrias. Continua a crescer para se tornar uma das maiores portas de entrada para África", sublinhou, em entrevista à Euronews, Ajay Kumar Singh, diretor-executivo da DP World Sokhna.

A zona do porto está a 120 quilómetros de distância do Cairo. Mas as boas ligações rodoviárias garantem a fácil acessibilidade, para chegar aos 18 milhões de consumidores da cidade. Muitas pessoas depositam as esperanças no valor da experiência da DP World para ter em mãos bens e serviços no dia-a-dia.

"Os indicadores macroeconómicos do Egito, incluindo o crescimento do comércio, estabilizaram nos últimos anos. O país faz parte do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), o que lhe garante uma força significativa para fazer negócios no continente africano. O país também se está a converter num centro de distribuição para toda a África. Iniciou-se recentemente uma ligação com serviços que ligam Sokhna e o leste africano, Mombaça e Dar Es Salaam. Pontos estratégicos para o país", acrescentou Ajay Kumar Singh.

Egito, um país no encalço do crescimentoA economia egípcia tem vindo a crescer rapidamente depois da revolução. Entre julho e setembro deste ano, no terceiro trimestre, a taxa de crescimento fixou-se nos 5,6%.

O país espera um crescimento do PIB de 6% no ano fiscal 2019/2020 que começou em julho. No último ano fiscal registou-se um crescimento de 5,6%.

Em 2016, o Governo egípcio começou a implementar reformas cruciais para estabilizar a economia e restaurar a confiança face aos desequilíbrios macroeconómicos.

A Savola Sugar Company é uma das indústrias que recorre com frequência do porto DP World Sokhna. O executivo estabeleceu estruturas que servem de apoio a empresas como a Savola, para alcançar mercados locais e externos.

"Exportamos açúcar branco. Cerca de 400 mil toneladas de açúcar na região. A localização em Sokhna, ao longo do Mar Vermelho, dá-nos acesso a mercados no leste e no Corno de África. Com a capacidade logística da DP World conseguimos chegar a mercados no leste do Mediterrâneo e no norte de África. É uma grande vantagem para nós. Temos vantagens na importação de açúcar em bruto e na exportação de açúcar refinado", explicou Sherif Abdeen, gestor na Savola Foods.

O porto Ein El Sokhna tem duas bacias que movimentam cargas. A primeira tem uma capacidade de 945 mil TEU (unidade equivalente a 20 pés), com 75 % de utilização.

A segunda bacia tem capacidade de 750 mil TEU. O porto também tem uma capacidade de 4,8 toneladas e em 2018 registou mais de 4 milhões de toneladas. Trata-se de uma das principais fontes de emprego na região. A DP World empregou mais de mil pessoas que recebem preparação continua, em nome da eficiência operacional.

"A política de diversidade da empresa é particularmente interessante para as mulheres progredirem numa indústria tradicionalmente dominada por homens", sublinhou Alia El Gammal, gestora comercial no porto DP World Sokhna.

Mohamed Radwan, gestor no terminal de carga e granel na mesma empresa, acrescentou: "Tive a oportunidade de receber a melhor formação de desempenho nas operações gerais de carga e manuseio de granéis de todo o país."

Michael Oduor, Euronews - O Egito está empenhado em receber investimento estrangeiro para melhorar o clima de negócios e beneficiar a economia nacional. A operadora portuária global DP World posicionou-se no coração dos objetivos do Governo, melhorando a entrega dos serviços portuários e favorecendo, ao mesmo tempo, as empresas egípcias.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.