Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

O turismo do deserto junto ao mar

Publicado 12.12.2019, 18:30
Atualizado 12.12.2019, 18:06
© Reuters.

Em Angola, mar e deserto caminham lado a lado. Pelo Corredor das Marés, chegamos às dunas do deserto, Aqui, percebemos porque Namibe, no idioma local, significa '' lugar vasto ''. São dois mil quilómetros de comprimento e mais de oito mil quilómetros quadrados de deserto, que começam no Parque Nacional do Iona, em Angola, passam pela Namíbia, até ao deserto de Kalahari, na África do Sul.

Investimento junto à praiaEm cima de uma gruta, há um alojamento de ecoturismo chamado Praia do Soba, que significa "praia do chefe". O local, com uma vista para falésias de arenito esculpidas pela natureza, foi o escolhido por uma família para investir. Num futuro breve, o empreendimento de pequenas cabanas vai ter os espaços ampliados, ou mesmo novas infraestruturas.

A descoberta do local, ao qual se acede por uma estrada íngreme, tem história e ela é contada pela coproprietária Andrea Martins. "Este foi o último paraíso perdido de Angola, porque ninguém tinha encontrado este lugar, por não haver estrada, nem acessos, e o meu Crocodile Dundee, meu pai, o Crocodile Dundee angolano, chegou aqui, fez uma estrada e descobriu este lugar incrível".

Porto do NamibeO Porto do Namibe vai crescer. A empresa japonesa Toyota planeia investir ali cerca 500 milhões de euros para aumentar para o dobro o tamanho das infraestruturas. O investimento também engloba a criação de serviços para locais e visitantes.

O objetivo é suportar o aumento de turismo na região. "O porto vai dar um grande apoio a embarcações de turismo, porque agora não há condições para trazer trazer navios com turistas. Mas assim que o porto estiver pronto, tudo vai ficar mais bonito e será possível atracar grandes navios", explica Nuno Borges da Silva, presidente da Toyota Angola.

Mas nem só de turismo pretende viver o porto. Nos navios, os carregamentos de blocos de granito deixam perceber a aposta na diversificação da economia.

As pedras vêm do interior, onde um pedreira se destaca no meio do deserto. A produção destina-se a exportação, mas também sai pedra para polir e finalizar em Angola. Do solo rico da província do Namibe saem ainda outros minérios e rochas, como ouro, cobre, manganês, cromo, estanho e mármore.

Acampamento no desertoDe volta ao deserto, pomo-nos a caminho rumo a uma localidade perto da vila de Virei, no coração da província do Namibe. Lá, encontramos o nosso acampamento pronto. Pertence a uma empresa de turismo cofundada por Martin Bremer, um sul-africano que já tinha explorado em Angola o negócio das pedras.

"Nos últimos 18 anos, viajei extensivamente nos últimos 18 anos pelo sul de África e, ultimamente, em Angola, e visitei todos esses sítios por trilhos alternativos e locais desconhecidos. E pareceu-me natural trazer pessoas para esta região", conta.

Martin diz que, em comparação a outros países do sul de África, Angola é um território virgem para investir no turismo. "Agora há muito mais abertura e facilidade para formar parcerias. Muitas leis foram alteradas, para facilitar o investimento. E há grandes empresas em Angola".

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.