Onde está Juan Carlos? Ex-rei espanhol na República Dominicana, dizem jornais espanhóis

Reuters

Publicado 04.08.2020 11:51

MADRID, 4 Ago (Reuters) - O ex-rei de Espanha Juan Carlos foi para a República Dominicana depois de deixar o seu país de origem sob uma nuvem de escândalo, reportaram os jornais espanhóis nesta terça-feira.

O palácio real anunciou na segunda-feira que Juan Carlos, que abdicou do trono em 2014 devido um escândalo prévio, iria deixar Espanha para permitir que o seu filho Felipe execute o papel de rei sem que os assuntos pessoais do seu pai afectem o seu reinado. O palácio não disse para onde o ex-rei, de 82 anos, se iria dirigir. pressão à volta de Juan Carlos e Felipe para quem tomassem medidas para proteger a monarquia tinha vindo a acumular há semanas, após os procuradores espanhóis e suíços terem começado a investigar acusações de suborno relacionadas com um contrato ferroviário de alta velocidade.

O jornal nacional La Vanguardia disse que Juan Carlos, que mantém o título de rei emérito, deixou o palácio real onde estava a residir no domingo, antes de ir até Portugal de carro na segunda-feira de manhã e de lá voar para a República Dominicana.

O ex-monarca planeia ficar algumas semanas com uma família que fez fortuna com plantações de açúcar, antes de procurar um novo destino, disse o jornal, sem citar uma fonte. O jornal ABC também disse que Juan Carlos teria ido para o país das Caraíbas.

O seu advogado disse na segunda-feira que Juan Carlos "permaneceria à disposição do Ministério Público". Nem o advogado nem a Casa Real comentaram se Juan Carlos teria efectivamente saído de Espanha ou onde poderia estar. Através do seu advogado, o ex-rei negou repetidamente comentários sobre as alegações de corrupção.

As primeiras reacções nas ruas de Madrid mostraram que os espanhóis estão divididos sobre se Juan Carlos, que foi uma figura proeminente na transição para a democracia após a morte do ditador Francisco Franco em 1975, deveria ter ficado no país para enfrentar a justiça. que é uma decisão um tanto precipitada, porque ele deve ser julgado como qualquer outro cidadão espanhol", disse à Reuters Pablo Lopez, um jovem espanhol, em entrevista ao pé do palácio real.

Texto integral em inglês: (Reportagem de Isla Binnie e Ingrid Melander; reportagem adicional de Joan Faus, Catarina Demony e Emma Farge; traduzido para português por Maria Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações