Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Pessoas pensam que a velhice começa mais tarde do que antigamente, segundo um estudo

Publicado 23.04.2024, 14:42
© Reuters.  Pessoas pensam que a velhice começa mais tarde do que antigamente, segundo um estudo

De acordo com um novo estudo, a nossa perceção da idade considerada avançada tem vindo a aumentar ao longo do tempo.

Os investigadores descobriram que os adultos de meia-idade e mais velhos na Alemanha acreditam que a velhice começa mais tarde na vida do que anteriormente.

Fram analisados dados de 14 056 participantes no Inquérito Alemão sobre o Envelhecimento, que inclui pessoas nascidas entre 1911 e 1974.

Os participantes no estudo foram inquiridos até oito vezes ao longo de 25 anos e foi-lhes perguntado "em que idade descreveria alguém como velho".

Foram avaliados em 1996 e, ao longo do tempo, voltaram a ser inquiridos com novos participantes que entraram no inquérito mais tarde.

"É por isso que podemos, por exemplo, investigar se alguém com 40 anos em 2008 acredita que a velhice começa mais tarde do que alguém que tinha 40 anos em 1996", disse Markus Wettstein, um dos autores do estudo da Universidade Humboldt em Berlim, à Euronews Health.

Por exemplo, os investigadores descobriram que, aos 65 anos, os participantes nascidos em 1911 acreditavam que a velhice começava aos 71 anos, enquanto os participantes nascidos em 1956 diziam que a velhice começava aos 74 anos.

Mas a tendência de as pessoas acreditarem que a velhice começa mais tarde abrandou nos últimos anos, e os investigadores afirmam que poderá não se manter no futuro.

As conclusões foram publicadas na revista Psychology and Aging.

Idade de cada um desempenha um papel na sua perceção da velhice

À medida que as pessoas envelhecem, a sua perceção de quando começa a velhice aumenta, segundo os investigadores.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Para dar um exemplo, para uma pessoa de 64 anos, a perceção estimada do início da velhice era de 74,7 anos, enquanto que para uma pessoa de 74 anos, a perceção estimada do início da velhice era de 76,8 anos", escreveram os autores no estudo.

"A esperança de vida aumentou, o que pode contribuir para uma perceção mais tardia do início da velhice", afirmou Wettstein em comunicado.

"Além disso, alguns aspetos da saúde melhoraram ao longo do tempo, de modo que as pessoas de uma certa idade que eram consideradas velhas no passado podem já não ser consideradas velhas hoje em dia."

As mulheres também consideram que a velhice começa, em média, dois anos mais tarde do que os homens.

O estudo tem várias limitações, incluindo o facto de os resultados não poderem ser generalizados a outros países devido às diferenças culturais na forma como as pessoas percecionam a idade.

No entanto, os investigadores salientaram que a tendência se mantinha quando se tinham em conta "fatores sociodemográficos, psicossociais e de saúde".

Os autores concluíram que é necessária mais investigação para compreender por que razão existe uma perceção de que a velhice começa mais tarde e as suas implicações para a "saúde e o bem-estar na velhice".

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.