Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

PM Portugal pede estabilidade para país enfrentar ameaças Brexit, comércio

Publicado 12.09.2019, 16:16
Atualizado 12.09.2019, 16:21
© Reuters.  PM Portugal pede estabilidade para país enfrentar ameaças Brexit, comércio

* Sondagens dão socialistas destacados, próximo maioria absoluta

* PM diz Portugal poupa 2.000 ME em juros 2019 vs 2018

* PM diz dívida cai para 118% PIB 2019, visa menos 100% 2023

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 12 Set (Reuters) - Portugal tem de manter estabilidade política e de políticas como a consolidação orçamental e a redução da dívida, para enfrentar as ameaças externas como o Brexit e a guerra comercial China-EUA, disse o primeiro-ministro a menos de um mês das eleições gerais.

Os socialistas têm ampliado a liderança nas sondagens para as eleições parlamentares de 6 de Outubro, sugerindo que António Costa pode estar a um pequeno passo de alcançar uma maioria absoluta, o que lhe permitiria descartar os actuais parceiros euro-cépticos e de extrema esquerda - Bloco de Esqueda e PCP.

Nestas eleições, a maioria absoluta poderá ser alcançada com um 'score' bem abaixo dos tradicionais 44% a 45% antes. O Partido Social Democrata tem-se mantido pouco acima dos 20%.

António Costa referiu que no horizonte "há ameaças como Brexit, guerras comerciais, desaceleração económica e risco de recessão em algumas economia europeias".

Lembrou que Portugal, "pela primeira vez desde o início século, cresceu acima média europeia em 2017, 2018 e vai ser assim em 2019, pois o país dá sinais de continuar a progredir", suportado no investimento empresarial e exportações, "não obstante as ameaças internacionais".

Explicou que "esta trajectória de crescimento foi essencial para que o país tenha encontrado um caminho sustentável de consolidação orçamental e de redução da dívida".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Mas, é essencial manter a estabilidade, não falo só da estabilidade política, falo sobretudo da estabilidade das políticas", disse o primeiro ministro, num almoço com empresários.

Afirmou que "isto é tão mais necessário quando este cenário de ameaças internacionais exige que o país não esteja numa situação de desproteção no caso de indesejado de haver alguma crise".

"Se esse cenário surgir nos precisamos de estar em condições financeiras, orçamentais e económicas para poder enfrentar essa situação", referiu.

REDUZIR DÍVIDA

Adiantou que Portugal tem "de forma sustentada - e sem rupturas sociais - manter prolongadamente um ciclo de saldos orçamentais primários positivos, que permitam continuar a reduzir o montante da dívida pública face ao PIB".

O primeiro ministro disse que este ano a dívida pública vai descer para 118% do PIB, face aos cerca de 122% em meados do ano, e o país tem "o objectivo muito claro de chegar ao final da próxima legislatura - em 2023 - abaixo dos 100% do PIB".

António Costa, que tem capitalizado o crescimento aliado à descida das 'yields' para mínimos históriocs, disse que em 2019 Portugal vai pagar menos 2.000 ME em juros do que em 2015.

"Se descarrilarmos relativamente ao défice ou à dívida, pagaremos imediatamente na subida da taxas de juros", alertou.

O Governo prevê que o défice público caia para 0,2% do PIB em 2019 contra 0,5% em 2018, apontando para excedentes orçamentais a partir de 2020.

A economia é vista a crescer 1,9% em 2019, acima da média europeia, mas abaixo dos 2,2% em 2018.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.