Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Serviços de segurança de Portugal descem na lista prioridade vacinas devido escassa oferta

Publicado 19.02.2021, 11:26
© Reuters

LISBOA, 19 Fev (Reuters) - Portugal irá reorientar a sua campanha de vacinação COVID-19 para grupos etários vulneráveis e longe dos trabalhadores-chave do Estado, tais como a polícia e os bombeiros, devido à escassez de fornecimentos de vacinas, de acordo com o chefe da 'taskforece' de vacinação que foi citado como tendo dito.

Portugal, tal como muitos países da União Europeia, tem sido lento a iniciar o seu programa de vacinação. Esperava receber 4,4 milhões de doses até ao final de Março, mas a escassez de abastecimento significa que apenas 2,5 milhões chegarão.

"Este é um exemplo de adaptação da nossa estratégia às circunstâncias... centrada em salvar vidas, agora que os profissionais de saúde da mais alta prioridade foram vistos a fazê-lo", disse Henrique Gouveia e Melo ao jornal Expresso.

Portugal tinha-se concentrado inicialmente na vacinação dos trabalhadores da saúde na linha da frente e funcionários de lares, alargando a lista de grupos prioritários na semana passada para incluir os militares, bombeiros, serviços de segurança, e um punhado de figuras políticas chave, incluindo ministros do governo, procuradores públicos e alguns deputados.

Mas Gouveia e Melo disse que 90% das doses iriam agora para pessoas com mais de 80 ou mais de 50 anos de idade com condições de saúde pré-existentes.

As autoridades da 'taskforce' de vacinação não estiveram imediatamente disponíveis para confirmar os seus comentários.

Portugal só vacinou completamente 2% dos seus 10 milhões de pessoas até agora, segundo dados governamentais. Das cerca de 700.000 doses que chegaram a Portugal, cerca de 580.000 foram administradas.

O governo afirmou que pretende que 70% das pessoas estejam totalmente vacinadas até ao final do Verão.

Os bombeiros tinham insistido em estar entre os primeiros grupos a serem vacinados, dado que o seu papel no transporte de doentes para os hospitais os expõe a um elevado risco de contrair o vírus.

Gouveia e Melo assumiu este mês o cargo de chefe do grupo de trabalho de vacinação, após o seu antecessor ter tido de se demitir numa controvérsia sobre casos de pessoas que saltaram na fila para tomar a vacina.

Portugal, que registou 792.829 casos de COVID-19 e 15.754 mortes, sofreu um aumento devastador de casos no início de 2021.

O número de mortes diárias diminuiu nas últimas semanas devido a um confinamento a nível nacional desde 15 de Janeiro e deverá durar pelo menos até Março.

Texto integral em inglês: Victoria Waldersee; Editado por Andrei Khalip e Gareth Jones; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.