Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Turquia: Turismo mantém-se apesar dos sismos

Publicado 27.02.2023, 15:00
Turquia: Turismo mantém-se apesar dos sismos

A Turquia é um dos países mais visitados do mundo e atrai viajantes de todo o globo, graças aos seus locais históricos e culturais.

Atravessa atualmente um período particularmente difícil, devido aos sismos devastadores que atingiram o sudeste do país, mas tenta fazer tudo para que o turismo, crucial para a economia, continue a funcionar como habitualmente.

O sector do turismo tem um peso particularmente importante na riqueza do país. Um peso que cresce cada ano.

Dados do turismo na Turquia em 2022 Euronews

Segundo os últimos números publicados pelo governo turco, o país acolheu mais de 51 milhões de turistas em 2022, um aumento significativo, de 71%, em relação ao ano anterior.

Isso reflecte-se directamente nas receitas do turismo: 46 mil milhões de dólares – um aumento de 53% em relação a 2021 – e que ultrapassa também o recorde de perto de 39 mil milhões de dólares registado em 2019.

Depois dos sismos, os turistas começaram a interrogar-se sobre se era seguro viajar à Turquia.

Mas estamos a falar de um país bastante grande, com quase 800.000 km², e os principais destinos turísticos - como Istambul, Antalia, Mugla, Izmir, Konya ou a Capadócia - estão situados bastante longe das áreas atingidas pelos terramotos.

Mapa da Turquia com principais locais turísticos e área afetada pelos sismos Euronews

A 1000 quilómetros do epicentro, Istambul não parou.

A capital económica, no estreito de Bósforo, que só no ano passado acolheu cerca de 16 milhões de turistas estrangeiros, continua a funcionar como sempre.

E os que tinham reservado uma viagem aqui antes do terramoto, decidiram mantê-la.

Hesitei um pouco, mas como já tínhamos organizado tudo, dissemos 'bem, como foi a 1000 quilómetros'... Pensámos que não ía acontecer nada aqui e que é um país seguro.

Marian Catalan turista espanhola

Viajar na Turquia - desde que não seja nas zonas afectadas pelos sismos - é seguro. As principais companhias aéreas e aeroportos internacionais estão a funcionar normalmente.

E a mensagem é repetida por especialistas do setor do turismo.

Não houve cancelamentos, as pessoas continuam a vir. É preciso destacar que o sismo foi a 1000 quilómetros dos locais turísticos da Turquia. Não houve qualquer redução nas reservas. Todos os dias temos centenas de clientes que se inscrevem para vir à Turquia. É muito importante continuar a viajar para a Turquia.

Laurent Abitbol Presidente da Havas Voyages e Selectour

Em 2023, o turismo está no bom caminho para regressar aos níveis anteriores à pandemia de Covid-19 e o país quer continuar nessa via.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.