Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

UE vai investigar subsídios concedidos aos produtores chineses de turbinas eólica

Publicado 09.04.2024, 14:48
Atualizado 09.04.2024, 16:10
© Reuters.  UE vai investigar subsídios concedidos aos produtores chineses de turbinas eólica

O executivo da UE lançou uma investigação sobre o desenvolvimento de parques eólicos em toda a Europa, com receio de que os subsídios estatais estejam a permitir que os produtores chineses subcotem os fabricantes nacionais de turbinas, numa altura em que o bloco procura acelerar a sua transição para as energias limpas.

A medida, anunciada pela vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, durante uma palestra na Universidade de Princeton, nos EUA, hoje (9 de abril), surge seis meses depois de os funcionários da UE responsáveis pelo comércio terem lançado uma investigação anti-subvenções semelhante sobre a importação de veículos eléctricos a bateria (BEV) da China.

"Posso anunciar hoje que estamos a lançar um novo inquérito sobre os fornecedores chineses de turbinas eólicas", afirmou Vestager. "Estamos a investigar as condições para o desenvolvimento de parques eólicos em Espanha, na Grécia, em França, na Roménia e na Bulgária".

A política dinamarquesa, famosa pela sua determinação em liderar investigações antitrust contra gigantes tecnológicos dos EUA, disse que a China já dominou a indústria de painéis solares, atraindo investimento estrangeiro, adquirindo tecnologia e concedendo "subsídios maciços" aos fornecedores nacionais antes de exportar a baixo custo.

"O resultado é que, atualmente, menos de 3% dos painéis solares instalados na Europa são produzidos na Europa", afirmou Vestager. "Não podemos dar-nos ao luxo de ver o que aconteceu com os painéis solares acontecer novamente com os veículos eléctricos, a energia eólica ou os chips essenciais", afirmou Vestager.

Com base nas informações de que a Comissão dispõe, há indícios de que certos produtores de energia eólica e outras empresas ativas no mercado interno podem beneficiar de subvenções estrangeiras que lhes conferem uma vantagem desleal em relação aos seus concorrentes e que podem conduzir a distorções da concorrência", afirmou um porta-voz da Comissão.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Os pedidos de informação enviados hoje permitirão à Comissão aprofundar a investigação sobre o assunto", acrescentou o funcionário. "Nos termos do regulamento relativo às subvenções estrangeiras, a Comissão tem poderes para investigar a existência e os efeitos das subvenções estrangeiras e impor medidas de correção, uma vez verificada uma distorção da concorrência."

Os produtores nacionais de turbinas eólicas há muito que apelam aos dirigentes da UE para que os protejam da concorrência desleal do estrangeiro. Num "plano de ação" para a energia eólica, publicado em outubro passado, o executivo da UE alertou para a possibilidade de futuros inquéritos sobre a concorrência, bem como para medidas destinadas a resolver os estrangulamentos nas licenças, a falta de competências e o acesso a matérias-primas essenciais.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.