Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Verificação de factos: fumar vai mantê-lo magro?

Publicado 10.04.2024, 07:21
Atualizado 10.04.2024, 07:40
© Reuters.  Verificação de factos: fumar vai mantê-lo magro?

Não, fumar não o vai manter magro.

Um estudo recente realizado por investigadores da Universidade de Copenhaga desmentiu o mito frequentemente citado de que fumar ajuda a manter os quilos a menos.

Em vez disso, o estudo, que analisou um milhão e meio de europeus fumadores, concluiu que fumar aumenta a gordura da barriga.

Está bem documentado que, quando as pessoas deixam de fumar, os seus corpos começam a queimar calorias a um ritmo mais lento do que antes, fazendo com que ganhem peso.

Este facto levou os fumadores a acreditarem que a continuação do hábito os manteria magros. Mas, de acordo com o estudo, não é necessariamente esse o caso.

Em particular, verificou-se que fumar aumenta a gordura visceral - a gordura não saudável no interior do abdómen que está associada a um maior risco de doença cardíaca, diabetes, acidente vascular cerebral e demência.

Os investigadores chegaram a esta conclusão através da análise de dados genéticos sobre o tabagismo e a obesidade abdominal. Para garantir que qualquer relação observada entre o tabagismo e a gordura da barriga estava diretamente relacionada com o tabagismo e não com outras influências, tiveram em conta fatores como a ingestão de álcool e o estatuto socioeconómico.

O estudo baseou-se em dois estudos de ascendência europeia subjacentes: um sobre o tabagismo que analisou 1,2 milhões de pessoas que começaram a fumar e mais de 450 000 fumadores ao longo da vida; e um outro sobre a distribuição da gordura corporal que incluiu mais de 600 000 pessoas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O Dr. Germán Carrasquilla, principal autor do estudo, disse ao The Cube que a descoberta de uma relação causal por parte dos investigadores refuta "a noção simplista" de que fumar mantém os fumadores magros.

"Estas descobertas desafiam o equívoco comum de que fumar universalmente leva à perda de peso, enfatizando que os riscos para a saúde associados ao tabagismo, incluindo um risco aumentado de adiposidade abdominal ou gordura da barriga", disse ele.

Que conselhos dão os investigadores às pessoas que querem deixar de fumar e evitar engordar?

"É importante notar que deixar de fumar tem inúmeros benefícios para a saúde, para além das potenciais alterações na distribuição da gordura corporal", disse Carrasquilla. "Portanto, não se trata apenas da gordura corporal no abdómen."

"As pessoas que podem ter medo de deixar de fumar devido ao aumento de peso, podem considerar estes resultados motivadores para deixarem de fumar", acrescentou, "porque fumar aumenta esta problemática gordura interna, que é um fator de risco para muitas doenças como a diabetes, as doenças cardiovasculares e as condições metabólicas."

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.