Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Vinhos Espanhóis: uma diversidade de sabores

Publicado 17.09.2020, 15:30
Atualizado 17.09.2020, 15:40
Vinhos Espanhóis: uma diversidade de sabores

Espanha é um produtor de vinhos muito diversos e de qualidade, com técnicas de produção únicas ligadas às suas tradições. O país é um dos maiores produtores de vinho do mundo.

Neste episódio de Here We Grow visitámos vinhas e adegas nas regiões de La Rioja e Penedés, na Catalunha, e Jerez de la Frontera, na Andaluzia.

La RiojaAs adegas de Bodega Rioja Alta são das mais antigas da região. Estamos quase na vindima e, por isso, é altura de observar a maturação das uvas com Julio Sáenz, o principal enólogo da adega.

Julio Sáenz Euronews

"Vejam a cor que fica na pele, vemos que já estão a ficar com esta cor avermelhada. Mas as sementes ainda estão verdes, só ligeiramente castanhas . Aqui juntam-se três condições : um local protegido pela Serra da Cantábria, o rio Ebro que entra em La Rioja e um solo muito pobre e com muito calcário que dá uma grande complexidade às uvas. E depois temos a variedade de uvas tempranillo, típica da Rioja para fazer grandes reservas".

Os vinhos de Rioja são únicos por causa da elegância, complexidade, frescura e longevidade. Depois das uvas serem colhidas, esmagadas e maceradas, o vinho produzido descansa nos barris de carvalho durante anos.

PenedésSant Sadurni d'Anoia é a "Capital do Cava ". Na região vivem mais de oitenta produtores. A Freixenet é uma empresa familiar e um dos maiores produtores mundiais de vinho espumante. Pedro Ferrer, vice-presidente e diretor executivo da empresa, explica a origem do negócio da família.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Pedro Ferrer Euronews

"A empresa foi fundada pelo meu bisavô e os meus avós. No século XIX produzíamos vinho fortificado.

Depois veio a praga da filoxera que matou todas as vinhas da Europa. E nesta região mudámos o negócio, passámos de vinhos fortificados para vinhos espumantes feitos pelo método tradicional".

Normalmente, o cava é feito com uma mistura de uvas locais. É importante que a segunda fermentação aconteça em adegas subterrâneas, porque a temperatura é fresca durante todo o ano.

Jerez de la FronteraJerez de la Frontera situa-se dentro do chamado Triângulo do Xerez, um dos vinhos mais antigos do mundo. O que é único nesta região é o solo: tem calcário, é muito árido, mas é capaz de reter muita água no subsolo. E é por isso que as videiras crescem.

Antonio Flores é o principal enólogo da González Byass, proprietária da icónica marca "Tio Pepe".

Antonio Flores Euronews

"O Xerez é diferente e único.

Cada vinha no mundo tem um terroir: a terra, a origem. O Xerez tem dois: a vinha, a sua terra calcária e branca que oferece vida e personalidade. E um segundo terroir que é a adega e o seu próprio microclima, devido à sua orientação geográfica, temperatura e humidade".

O xerez é um vinho fortificado, o que significa que lhe é adicionado aguardente destilada. Existem vários tipos, desde o seco e pálido até ao doce e escuro.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.