Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CÂMBIO-Antes de Copom, dólar supera R$5,25 e bate nova máxima histórica com caos global por coronavírus

Publicado 18.03.2020, 20:40
Atualizado 18.03.2020, 20:42

(Texto atualizado com mais informações)

Por José de Castro

SÃO PAULO, 18 Mar (Reuters) - O modo pânico foi disparado novamente no mercado de câmbio brasileiro nesta quarta-feira, com o dólar acima da até então inédita marca de 5,25 reais, em meio ao colapso dos preços de quase todas as classes de ativos financeiros globais diante de um mundo praticamente travado por causa da guerra contra o coronavírus.

Nem mesmo a injeção pelo Banco Central de quase 3 bilhões de dólares nesta quarta via leilões de dólar à vista e de linhas com compromisso de recompra impediu um dia de grande estresse no mercado de câmbio.

Evidência da percepção de menor liquidez, as taxas de cupom cambial (juro em dólar) 0#FRC: dispararam, com a do primeiro vencimento FRCc1 saltando 78 pontos-base desde a mínima recente de 10 de março.

O fortalecimento do dólar é global. A busca desenfreada por liquidez catapultava a moeda a máximas em três anos contra uma cesta de divisas =USD e nocauteava divisas de países exportadores de commodities, conforme a paralisia econômica minava a perspectiva para a demanda por matérias primas. À parte desse grupo, a libra esterlina GBP= desceu a mínimas não vistas desde meados de 1980.

"As commodities e várias moedas de países emergentes estão caindo bastante. O governo e o BC erraram bastante ao desprezarem o primeiro movimento... Já o movimento recente é global, puxado por aversão a risco", disse Sergio Goldenstein, sócio-gestor da Mauá Capital, em referência a comentários de autoridades do governo sobre o dólar alto ser "bom".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ele, o BC precisa reforçar "significativamente" as atuações no câmbio, com "oferta de spot, swaps cambiais e linhas". "Acumulamos reservas, um seguro, e, no momento do sinistro, com perda quase total, não a utilizamos porque não queremos perder o bônus 10 ou não queremos pagar a franquia?", questionou.

O movimento do câmbio ocorreu em meio a expectativas de corte da Selic, com o anúncio da decisão de política monetária previsto para a partir de 18h desta quarta. "Cortar muito a Selic reduziria esse diferencial (de juros) e acirraria a desvalorização cambial", disse Goldenstein.

No fechamento das operações no mercado à vista, às 17h, o dólar BRBY saltou 3,94%, a 5,1993 reais na venda. É uma nova máxima recorde nominal para um encerramento. Durante os negócios, a cotação cravou 5,2510 reais na venda (+4,97%).

Em março, a moeda avança 16,03%. Em 2020, dispara 29,56%.

No mercado de dólar futuro da B3, em que os negócios se encerram às 18h, o contrato de primeiro vencimento DOLc1 tinha alta de 2,09%, a 5,1160 reais, após máxima de 5,2575 reais. (Por José de Castro; Edição de Maria Pia Palermo e Isabel Versiani)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.