Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar engata 6ª queda seguida e tem mínima desde abril em ajustes

Publicado 27.05.2020, 21:38
Atualizado 27.05.2020, 21:42
© Reuters.

(Texto atualizado com mais informações)

Por José de Castro

SÃO PAULO, 27 Mai (Reuters) - O dólar engatou a sexta queda consecutiva nesta quarta-feira, fechando no menor patamar desde meados de abril, com o real destoando dos principais pares emergentes e liderando ganhos nos mercados globais de câmbio conforme investidores seguiram desmontando posições em meio a ajustes de fim de mês.

O dólar à vista BRBY caiu 1,44%, a 5,2828 reais na venda. É o menor patamar desde 17 de abril (5,2359 reais). Em seis pregões, o dólar spot caiu 8,30%, maior queda para o período desde a série de seis sessões encerrada em 6 de janeiro de 2009 (-9,52%), quando o mundo tentava emergir do estouro da crise financeira no ano anterior.

Na mínima desta quarta, a cotação caiu 1,66% (para 5,2708 reais) e, na máxima, teve variação positiva de 0,03%, a 5,3616 reais.

Na B3, o dólar futuro DOLc1 recuava 1,31%, a 5,2865 reais, às 17h09.

Operadores citaram maior influência nos negócios de operações de rolagens de contratos futuros, típicas de fim de mês, num período em que também ganha força a "disputa" pela Ptax, com comprados e vendidos em dólar puxando a moeda para patamares mais convenientes a suas posições.

A taxa de rolagem entre os vencimentos junho e julho na B3 DRIM20-N20 chegou a tocar 6,6 pontos nesta quarta-feira, bem abaixo de patamares em torno de 8 pontos marcados no mesmo período do mês passado. Na prática, menor taxa de rolagem indica menor demanda por manutenção de posições na moeda, o que pode indicar menor convicção em apostas favoráveis ao dólar.

Mantido o movimento atual, o dólar caminha para fechar maio em queda, o que seria o primeiro mês de baixa em 2020. A divisa acumula desvalorização de 2,85% em maio. Ante a máxima recorde nominal --de 5,9012 reais, alcançada no último dia 13--, a moeda tem depreciação de 10,48%.

O movimento tem ocorrido em meio a alguma melhora no fluxo cambial líquido, que está positivo em 2,466 bilhões de dólares no mês até dia 22, tendo como pano de fundo percepção de alívio na cena política doméstica e maior otimismo no exterior.

Apesar da descompressão no câmbio, analistas do Deutsche Bank (DE:DBKGn) seguem vendo a moeda na casa de 6 reais no curto prazo, em parte pelo entendimento de que tensões políticas permanecerão no radar num contexto de agravamento da pandemia no Brasil.

No curto prazo, os profissionais apontam a questão fiscal, a política monetária acomodatícia e a "quase completa ausência de crescimento" como fatores contrários ao real. "E o crescente ruído político nos leva a esperar que o dólar negocie entre 6,0 reais e 6,5 reais, antes de voltar para 5,5 reais, quando as tensões políticas diminuírem", disseram analistas em nota. (Edição de Maria Pia Palermo)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.