Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar fecha em R$5,40 e bate máxima em 3 semanas com tensão externa

Publicado 21.09.2020, 21:22
Atualizado 21.09.2020, 21:24

(Texto atualizado com mais informações)

Por José de Castro

SÃO PAULO, 21 Set (Reuters) - O dólar fechou na máxima em três semanas contra o real nesta segunda-feira, afetado por aguda aversão a risco nos mercados globais em meio a temores de novas restrições econômicas por causa do coronavírus, com incertezas eleitorais nos EUA também aumentando a apreensão dos agentes financeiros.

A moeda norte-americana, contudo, terminou a sessão longe da máxima do dia --quando saltou 2,26%, para 5,4984 reais--, conforme deixou os picos também frente a outras divisas emergentes, como peso mexicano MXN= e rand sul-africano ZAR= .

O real já vinha de perda expressiva na sexta, quando o dólar saltou 2,8%, o que conteve o movimento de apreciação desta segunda.

O dólar à vista BRBY subiu 0,43%, a 5,4000 reais na venda. É o maior patamar desde 31 de agosto (5,4807 reais).

Na mínima desta sessão, atingida na parte da tarde, a moeda marcou 5,3888 reais, ainda em alta de 0,23%.

O índice do dólar ante uma cesta de divisas fortes =USD saltava 0,65% no fim da tarde, a caminho da maior valorização diária em um mês.

O mercado demandou a segurança da moeda dos Estados Unidos em meio a notícias de que o Reino Unido está considerando um segundo lockdown nacional, enquanto Dinamarca, Grécia e Espanha introduziram novas restrições à atividade. O ministro da Saúde da Alemanha disse que a elevação de novas infecções em países como França, Áustria e Holanda é preocupante.

Reforçando o nervosismo, a campanha presidencial dos EUA foi suspensa no fim da sexta-feira, depois da morte da juíza Ruth Bader Ginsburg, que integrava a Suprema Corte dos EUA e era tida como um ícone progressista. Os EUA realizarão eleições presidenciais em 3 de novembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O Citi (NYSE:C) disse que passou a ficar "mais negativo" em relação a moedas emergentes à medida que se aproxima a eleição norte-americana. Peso mexicano MXN= (-1%), rand sul-africano ZAR= (-2,5%), peso colombiano COP (-1,7%) e peso chileno CLP= (-1,5%) estavam entre as moedas de pior desempenho nesta sessão.

O humor geral também foi afetado na sessão por reportagem sobre como vários bancos globais movimentaram grandes somas de fundos supostamente ilícitos ao longo de quase duas décadas.

O que preocupa é que fatores externos pegam o mercado de câmbio num momento já delicado devido a desconfianças do lado doméstico, com o turvo cenário fiscal e para reformas levando operadores a alvejar ativos de renda fixa, o que contamina o sentimento para o real e a bolsa.

A taxa do contrato de DI para janeiro 2025 DIJF25 disparou 23 pontos-base na máxima do dia, depois de na sexta ter voado 37 pontos-base entre o pico e o fechamento do pregão anterior, indicativo da forte volatilidade no mercado de juros pelo receio sobre as contas públicas.

Até o meio da semana passada --quando a tensão no mercado de renda fixa ainda não havia se agravado--, o real vinha de cerca de três semanas de ganhos ante o dólar. Nesse período, a moeda brasileira valorizou-se 7,27%.

Porém, o humor do mercado virou conforme os preços na renda fixa se deterioraram diante de pressão nas negociações com títulos públicos, derivada de dúvidas sobre a capacidade do Tesouro Nacional de refinanciar a dívida pública.

"O rali do real foi justificado, em nossa visão, por renovado impulso sobre a agenda de reformas. Contudo, acreditamos que essa reavaliação está de forma apropriada nos preços e encerramos o 'trade' de compra de real", disseram analistas do Bank of America (NYSE:BAC) em relatório recente. (Edição de Isabel Versiani)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.