Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar recobra forças e sobe a R$5,35 em dia de Ptax; exterior e BC seguem no radar

Publicado 30.11.2020, 15:49
Atualizado 30.11.2020, 15:54

(Texto atualizado com novas cotações e contexto)

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO, 30 Nov (Reuters) - O dólar tomou fôlego e subia ante o real nesta segunda-feira de formação da Ptax de fim de mês, com investidores avaliando o clima no exterior e uma sinalização recente do Banco Central do Brasil sobre oferta em leilões de swaps tradicionais.

O mês de novembro --marcado por forte desempenho de ativos arriscados em todo o mundo-- chegava ao fim com realização de lucros por parte dos investidores internacionais, o que foi apontado por Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial, em live nesta manhã, como um movimento natural depois de um mês bastante positivo.

A vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas e progressos relevantes no desenvolvimento de vacinas para a Covid-19 têm sido citados por analistas como os principais responsáveis pela melhora na demanda por risco.

O dólar caminhava para queda de cerca de 6,8% em novembro ante o real, depois de engatar três altas mensais consecutivas a partir de agosto.

Às 12:43 desta segunda-feira, o dólar BRBY avançava 0,45%, a 5,3503 reais na venda, após cair 0,94% na mínima do dia, a 5,2762 reais, e saltado 0,55% na máxima, a 5,3556 reais.

Na B3, o dólar futuro DOLc2 ganhava 0,33%, a 5,3635 reais.

No exterior, um firme movimento de compra no fim da manhã praticamente zerou as perdas do índice do dólar frente a uma cesta de rivais =USD .

Alguns analistas citaram a formação da Ptax de fim de mês como fator que pode trazer volatilidade aos mercados nesta segunda-feira, em meio à briga entre comprados e vendidos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Enquanto isso, no radar dos operadores, o Banco Central aumentou o volume ofertado em leilão de rolagem de swap cambial tradicional previsto para esta segunda-feira, para um ritmo que, se mantido até o fim do ano, representará colocação líquida de dólares no mercado futuro. autarquia anunciou na sexta-feira que, entre 11h30 e 11h40 desta segunda, disponibilizaria 16 mil contratos de swap cambial, ou 800 milhões de dólares, para rolagem do vencimento 4 de janeiro de 2021.

Se mantiver até o fim de dezembro oferta de 16 mil contratos de swap para rolagem, com colocação integral, o BC terminará negociando 21,4 bilhões de dólares, 9,602 bilhões de dólares a mais do que o estoque a vencer em 4 de janeiro (11,798 bilhões de dólares).

Segundo participantes do mercado, essa medida é relevante pela capacidade da autarquia de atender a forte demanda de dólares esperada para o fim de ano devido ao ajuste do overhedge.

O overhedge é uma proteção cambial adicional adotada por bancos que deixou de ser interessante depois de mudanças, anunciadas no começo do ano, em regras tributárias. Desfazer o overhedge implica compra de dólares, movimento em curso desde os primeiros meses do ano e que, segundo analistas, tem grande peso na disparada do dólar BRBY em 2020.

As incertezas em torno da saúde fiscal do Brasil também têm sido apontadas como fatores de impulso para a moeda norte-americana. Com o fim das eleições municipais, "o foco é retomado pelo emaranhado de dúvidas e incertezas presentes no cenário brasileiro, envolvendo política monetária, câmbio, juro e fiscal, e mantendo no centro das preocupações os programas sociais do governo", escreveu Sidnei Nehme, economista e diretor executivo da NGO Corretora.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

No último pregão, na sexta-feira, o dólar negociado no mercado interbancário registrou perda de 0,19%

, a 5,3261 reais na venda. (Edição de Camila Moreira e José de Castro)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.