Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar vai às mínimas em uma semana com exterior e política local

Publicado 14.01.2021, 16:16

(Texto atualizado com mais informações)

SÃO PAULO, 14 Jan (Reuters) - O dólar acelerou a queda ante o real a mais de 1% nesta quinta-feira, operando nas mínimas em uma semana, com investidores repercutindo o ambiente positivo antes da divulgação de um pacote trilionário de estímulos nos Estados Unidos e atentos também à cena política local.

Tanto bolsa .BVSP quanto juros 0#DIJ: ampliaram o movimento positivo no fim da manhã, em meio a notícias de que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, saiu em defesa da permanência de André Brandão à frente do comando do Banco do Brasil BBAS3.SA e conseguiu reverter ímpeto inicial do presidente Jair Bolsonaro de demitir o executivo. real liderava os ganhos nos mercados globais de câmbio, mas outras divisas de risco também melhoraram o sinal, com destaque para rublo russo RUB= (+0,9%), rand sul-africano ZAR= (+0,9% também), peso chileno CLP= (+0,8%) e lira turca TRY= (+0,7%).

Aqui, o dólar BRBY caía 1,60%, a 5,2283 reais, às 12h59, nas mínimas do dia. Na máxima, alcançada pouco depois das 11h30, a moeda cedeu 0,15%, para 5,3041 reais.

"O 'overnight' achei melhor com Lira e Pacheco melhorando. E o RCN (Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central) conseguiu convencer Bolsonaro a manter o presidente do BB", disse um gestor de fundos, citando ainda forte demanda em leilão de prefixados realizado pelo Tesouro Nacional nesta quinta, no qual foram vendidas NTN-F --título com demanda cativa de estrangeiros.

Rodrigo Pacheco (DEM), candidato à presidência do Senado Federal, ganhou ainda mais favoritismo depois de a senadora Simone Tebet (MDB), sua rival na disputa, sofrer um revés com o impasse na bancada do PSDB, na avaliação da Guide. Da mesma forma, o deputado Arthur Lira (Progressistas), apoiado pelo presidente Bolsonaro, seguia como favorito na campanha pelo comando da Câmara dos Deputados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A avaliação é que a vitória dos candidatos alinhados ao Planalto tenderia a reduzir ruídos políticos.

Na véspera, o dólar recuou 0,16%, depois de na terça-feira, despencar 3,32%, maior queda em dois anos e meio. A correção veio após a cotação saltar 6,01% nas seis primeiras sessões de 2021, pior início de ano desde pelo menos 2003.

Segundo Henrique Esteter, analista de research da Guide, o dia é de ânimo nos mercados mundiais, após notícia da CNN de que o estímulo proposto pelo futuro governo Joe Biden ficará em torno de 2 trilhões de dólares.

O dólar entrou em rota descendente no mundo, em queda de 13,4% entre a máxima de março e a mínima deste mês, puxado pelo anúncio de massivos estímulos por bancos centrais e governos globais para enfrentamento da pandemia.

Contudo, a dinâmica do mercado de câmbio segue frágil, com analistas ainda citando preocupações de ordem fiscal e com os rumos da agenda de reformas como elemento a deprimir o real. E, mesmo com notícias sobre a permanência de Brandão à frente do BB, o ruído em si se somou aos receios. o mercado é uma notícia ruim (risco de demissão de Brandão), porque demonstra que não há nenhuma disposição de Bolsonaro para retirada das estatais, ou seja, de privatização. Nesse processo, a questão fiscal pode ficar de lado", disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset. (Por José de Castro; Edição de Isabel Versiani)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.