CÂMBIO-Dólar zera queda, mas real tem desempenho melhor que pares com apoio do Copom

Reuters

Publicado 23.03.2021 20:38

(Texto atualizado com mais informações)

Por José de Castro

SÃO PAULO, 23 Mar (Reuters) - O dólar tomou fôlego na última uma hora e meia de negócios e fechou perto da estabilidade nesta terça-feira, influenciado no fim do dia pela piora no sentimento externo, mas ainda assim o real teve desempenho bem melhor que seus pares, com investidores analisando a sinalização do Banco Central de mais elevações de juros.

O dólar spot BRBY teve variação negativa de 0,04%, a 5,5168 reais na venda. A cotação oscilou entre alta de 0,59%, a 5,5515 reais, e queda de 0,97%, a 5,4653 reais.

As compras ganharam tração no meio da tarde para o fim da sessão à vista à medida que investidores aceleraram a tomada de dólares no exterior =USD , ao mesmo tempo que as ações em Wall Street .SPX .DJI .IXIC aprofundaram as perdas e os rendimentos dos Treasuries de dez anos US10YT=RR foram às mínimas intradiárias --combo clássico de aversão a risco.

Investidores analisaram declarações do chair do Federal Reserve e da secretária do Tesouro dos EUA, ao mesmo tempo que avaliaram o noticiário sobre o agravamento da pandemia na Europa e tensões entre a China e o Ocidente.

Mas, apesar de terminar o pregão longe das mínimas, o dólar no Brasil ainda teve desempenho bem mais brando do que no exterior. A moeda norte-americana subia, por exemplo, 0,6% contra uma cesta de divisas fortes =USD , saltando 2,3% ante seus rivais neozelandês NZD= e russo RUB= . O dólar ganhava mais de 1% contra peso mexicano MXN= , rand sul-africano ZAR= , lira turca TRY= e peso colombiano COP= .

A "blindagem" ao real veio do tom mais firme contra a inflação expresso pelo Banco Central na ata do Copom, divulgada nesta manhã. Na semana passada, o BC surpreendeu ao entregar elevação de 0,75 ponto percentual nos juros. real respondeu hoje ao que vem respondendo desde a semana passada: a sensação de que o BC está mais 'hawkish' (firme contra a inflação)", disse Rogério Braga, sócio diretor e responsável pela gestão de renda fixa e multimercados da Quantitas, para quem a postura do BC está mudando a "instância de posicionamento no real pelo mercado".

O real vem há tempos sofrendo com baixos retornos, devido aos juros nas mínimas históricas. Isso tornou a moeda brasileira barata para financiar aplicações em outros ativos e, assim, alvo constante de posições vendidas.

Mas o gestor da Quantitas acredita que o real pode estar entrando em um período mais benigno, que inclui ainda o sazonal aumento de exportações agrícolas --o que se traduziria em mais fluxo cambial e, portanto, mais oferta de dólar.

A Quantitas projeta dólar de 5,40 reais ao fim do ano, ainda afetado por problemas fiscais do país. Mas, pelo modelo de taxa justa de câmbio, a gestora calcula que o dólar deveria estar mais próximo de 5 reais. (Edição de Maria Pia Palermo)

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações