Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 fechou leve queda com pressão NOS, CTT e EDP, economia EUA desaponta bolsas

Publicado 28.04.2017, 17:21
Atualizado 28.04.2017, 17:30
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 fechou leve queda com pressão NOS, CTT e EDP, economia EUA desaponta bolsas

LISBOA, 28 Abr (Reuters) - As quedas da NOS, CTT e EDP (SA:ENBR3) levaram a Bolsa de Lisboa a fechar com uma descida de 0,16 pct, à entrada de um fim-de-semana prolongado, em linha com os principais índices europeus que perderam força após os decepcionantes números da economia dos EUA, enquanto o euro e os juros soberanos dispararam com o crescimento da inflação na Zona Euro, segundo traders.

* A 'yield' das obrigações do tesouro de Portugal a 10 anos PT10YT=TWEB sobe 9 pontos base para nos 3,57 pct, com receios de que a subida da inflação na zona euro coloque pressão no BCE para que comece a retirar os actuais estímulos monetários extraordinários. O português PSI20 .PSI20 encerrou nos 5.033,66 pontos.

* A 'holding' Pharol PHRA.LS , maior accionista da telecom brasileira Oi OIBR4.SA , voltou a liderar as descidas percentuais do índice ao cair 4,84 pct para 0,24 euros, apesar da melhoria dos resultados.

A Pharol reduziu em 90 pct o seu prejuízo para 75 milhões de euros (ME) em 2016, ainda penalizada pela revisão em baixa do valor de recuperação da dívida da Rio Forte e pela desvalorização das opções de compra de acções da Oi.

O total do activo da empresa desceu para 257,5 ME em 2016, de 309,1 ME há um ano atrás. Os capitais próprios recuaram para 248,6 ME, de 299 ME. As acções da telecom NOS caíram 3,24 pct para 5,26 euros, também indiferentes à melhoria nas contas do primeiro trimestre anunciadas ontem.

O lucro da NOS subiu 29 pct para 31,4 milhões de euros (ME) no primeiro trimestre de 2017, um pouco acima do esperado, apoiado numa subida das receitas e melhoria da margem. As receitas de exploração aumentaram 2,9 pct para 381 ME e o EBITDA, lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações expandiu 4,2 pct para 143,6 ME. O operador postal CTT CTT.LS perdeu 1,74 pct para 5,24 euros, após o JP Morgan ter cortado o preço-alvo para 5,5 euros por acção, de 6,05 euros antes, em dia de apresentação de contas dos primeiros três meses.

O lucro dos CTT caiu 50 pct para 10,3 ME, praticamente em linha com a expectativa, penalizado pela perda de receitas associada ao fim do acordo com a Altice, pelos custos com o BancoCTT e pela queda do correio endereçado.

Os rendimentos operacionais reportados desceram 1,5 pct para 177 ME e o EBITDA reportado - lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações - recuou 27,2 pct para 24,9 ME. As acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS perderam 1,69 pct para 3,03 euros, a REN-Redes Energéticas de Portugal EDPR.LS recuou 1,28 pct para 2,70 euros e a construtora Mota Engil MOTA.LS desvalorizou 1,81 pct para 2,33 euros.

* A Jerónimo Martins JMT.LS desvalorizou 0,09 pct para 16,85 euros e a Sonae Capital SONAC.LS perdeu 0,82 pct para 0,85 euros.

* Pela positiva e a travar maiores quedas do índice, o Millennium bcp BCP.LS somou 1,69 pct para 0,20 euros e as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral MPIO.LS ganharam 0,49 pct para 0,41 euros.

* A EDP Renováveis EDPR.LS valorizou 0,07 pct para 7,00 euros e a petrolífera Galp Energia GALP.LS avançou 0,67 pct para 14,27 euros, numa sessão em que o preço dos futuros do petróleo Brent LCOc1 soma 0,16 pct para 51,52 dólares por barril.

* Os títulos do conglomerado Sonae YSO.LS valorizaram 0,75 pct para 0,94 euros, a Corticeira Amorim CORA.LS avançou 2,33 pct para 11,00 euros e a gestora de restaurantes Ibersol IBS.LS ganhou 3,13 pct para 14,48 euros.

* As acções da Altri (LS:ALSS) subiram 0,16 pct para 4,29 euros e a Navigator somou 1,73 pct para 3,89 euros.

EUROPA PERDE FORÇA

* Reflectindo a tendência europeia como um todo, o STOXX 600 .STOXX , que segue as 600 maiores cotadas da região, recuou 0,18 pct. O Eurofirst 300 .FTEU3 desceu 0,23 pct, enquanto o STOXX 50 .STOXX50 , que segue um conjunto mais restrito de 'blue chip', caiu 0,32 pct.

* A inflação na zona euro cresceu mais do que o esperado, para a meta do Banco Central Europeu e a inflação subjacente subiu para o nível mais alto em mais de 3 anos, tendo animando as bolsas europeias durante a manhã e fazendo disparar o euro.

A inflação homóloga nos 19 países que partilham o euro foi de 1,9 pct, segundo o Eurostat, acima dos 1,5 pct em Março e acima dis 1,8 pct estimados pelos analistas.

* Contudo, ao início da tarde, os EUA anunciaram que a sua economia cresceu ao ritmo mais fraco em três anos no primeiro trimestre, com um ténue crescimento do consumo privado e menos investimento das empresas, num possível revés à promessa do presidente Donald Trump de impulsionar o crescimento, retirando força às bolsas. números do PIB vêm questionar a robustez da economia e ao longo da semana, vimos o impacto das dúvidas sobre se a administração Trump pode implementar suas políticas fiscais", disse Mohannad Aama, diretor da Beam Capital Management em Nova Iorque.

* Em Wall Street, o Nasdaq .IXIC sobe 0,08 pct, o S&P 500 .SPX desvaloriza 0,13 pct e o Dow Jones Industrial Average .DJI contrai 0,11 pct.

FOREX

* No mercado cambial, o euro EUR= aprecia 0,18 pct para 1,089 dólares. O índice do dólar .DXY , que compara a moeda norte-americana contra um cabaz das seis principais moedas mundiais, segue estável nos 99,08 pontos. A libra aprecia 0,3 pct para 1,294 dólares.

Face ao iéne japonês JPY= , o dólar sobe 0,2 pct para 111,47 iénes. O yuan chinês CNY= segue nos 6,890 yuan por dólar, a depreciar. Ontem,no fecho europeu, fixou nos 6,890 yuan por cada dólar.

O real brasileiro BRL= ganha 0,23 pct para 3,191 reais por cada dólar.

O 'fixing' do Kwanza AOA= face à moeda dos Estados Unidos AOA= está nos 165,087 kwanzas por dólar, estável face ao 'fixing' anterior.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Daniel Alvarenga)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.