Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NOVA 1-Lucro CTT cai para metade 1ro Tri'17 penalizado fim acordo Altice, queda correio

Publicado 28.04.2017, 17:46
Atualizado 28.04.2017, 17:50
© Reuters.  NOVA 1-Lucro CTT cai para metade 1ro Tri'17 penalizado fim acordo Altice, queda correio

(Actualiza com mais informação)

Por Daniel Alvarenga

LISBOA, 28 Abr (Reuters) - O lucro dos CTT CTT.LS caiu para metade no primeiro trimestre de 2017, fixando-se nos 10,3 milhões de euros (ME), praticamente em linha com a expectativa, penalizado pela perda de receitas associada ao fim do acordo com a Altice, pelos custos com o BancoCTT e pela queda do correio endereçado.

Os rendimentos operacionais reportados desceram 1,5 pct para 177 ME e o EBITDA reportado - lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações - recuou 27,2 pct para 24,9 ME.

A média de previsões dos analistas apontava para um lucro de 11 ME, um EBITDA de 24,1 ME e vendas de 173 ME. operador postal explicou que o fim do acordo com a Altice teve um impacto negativo de 2,5 ME nos rendimentos operacionais do trimestre.

"O tráfego de correio endereçado regista decréscimo de 3,7 pct, menor que o do último trimestre e do ano de 2016, e com impacto na receita atenuado pela evolução positiva do mix de produtos", frisou a empresa.

O tráfego do segmento 'expresso e encomendas' cresceu 8,7 pct em Portugal e 12,9 pct em Espanha com crescimento das correspondentes receitas de, respetivamente, 3,9 pct e 7,8 pct.

Em Espanha, a receita do negócio fixou-se em 12 ME, apoiado no crescimento do tráfego de 12,9 pct, com a recuperação e angariação de grandes clientes e acréscimo de actividade dos franchisados assente na oferta para o e-commerce.

Frisou que o Banco CTT lançou o crédito à habitação e, um ano depois da abertura, está presente em 203 lojas, tendo 114 mil contas de depósitos à ordem e mais de 150 mil clientes.

Os gastos operacionais do banco subiram 4,6 pct para 152 ME. O banco reportou rendimentos de 1,1 ME, de 0,1 ME há um ano.

VÊ AUMENTO RENDIMENTOS

"No primeiro trimestre de 2017 registou-se, após um ano de 2016 marcado pela queda de rendimentos, um crescimento das vendas e prestação de serviços", frisou a empresa, referindo-se à subida de 1,5 pct para 173 ME desta rubrica dos rendimentos operacionais, que exclui o acordo da Altice.

"Este facto, conjugado com os projetados graduais e crescentes resultados, nos próximos trimestres, das iniciativas de geração de negócio lançadas nos últimos meses, permite manter a expectativa de crescimento de rendimentos em 2017".

Referiu que a queda de tráfego de correio endereçado de 3,7 pct neste período, dentro do intervalo esperado, "permitiu consolidar a expectativa de que a redução de 7,2 pct verificada no quarto trimestre de 2016 não permitia ainda concluir sobre uma tendência mais negativa.

Acrescentou que a performance do segundo trimestre de 2017 permitirá confirmar, ou não, a estimativa de queda de tráfego de correio indicada para 2017 que será muito relevante para viabilizar o crescimento dos rendimentos consolidados.

"É condição essencial para a estabilização dos da área de negócio de correio que irá beneficiar do impacto positivo da revisão de preços realizada em abril", adiantou o operador postal.

"Os CTT encontram-se a analisar oportunidades de crescimento não orgânicas para consolidar as suas áreas de negócio de aposta em termos de crescimento futuro. A concretização destas oportunidades poderá potenciar o acelerar do crescimento anteriormente referido e maximizar ainda mais as economias de escala".

(Por Daniel Alvarenga; Editado por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.