🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-Lisboa fecha cair com Europa, receios falta acordo OPEP e referendo Itália

Publicado 28.11.2016, 17:01
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-Lisboa fecha cair com Europa, receios falta acordo OPEP e referendo Itália
GALP
-
EDP
-
ALSS
-
BCP
-
MOTA
-
SEM
-
BMPS
-
LCO
-
CL
-
PSI20
-
EDPR
-
ENBR3
-
LIGT3
-
STOXX
-
SX7P
-

LISBOA, 28 Nov (Reuters) - O índice accionista português PSI20 .PSI20 caiu 0,79 pct, com 14 dos 18 títulos no 'vermelho', acompanhando uma Europa negativa, com a banca e as petrolíferas a afundar e os investidores ansiosos quanto à possibilidade de não haver acordo da OPEP para cortar a produção e quanto ao resultado do referendo em Itália, segundo traders.

"A ausência de grandes notícias económicas hoje oferece aos investidores a possibilidade de realizarem mais valias antes da reunião da OPEP e de um conjunto de notícias macro ", disse Peter Cardillo, economista-chefe do First Standard Financial em Nova Iorque.

* O pan-europeu STOXX 600 .STOXX encerrou a perder 0,84 pct com quase todos os sectores em queda, mas a maior pressão veio do sector financeiro .SX7P que recuou 1,9 pct.

* A queda da banca europeia foi liderada pelos bancos italianos, com destaque para o Monte de Paschi di Siena BMPS.MI que afundou 13,8 pct, perante receios sobre o seu aumento de capital ao mesmo tempo que o país se prepara para referendar um conjunto de alterações constitucionais, que podem levar o actual executivo à demissão.

* Nota ainda para a queda de 0,8 pct do sector de 'oil & gas'. A OPEP-Organização dos Países Exportadores de Petróleo está a tentar salvar um acordo para limitar a produção de petróleo, numa altura em que aumentam as tensões dentro do grupo, após a Arábia Saudita ter dito que os mercados vão reequilibrar-se mesmo sem um acordo.

* Após uma manhã de quedas, os preços acabaram por inverter e seguem agora a subir mais de 2 pct para 48,3 dólares no caso do Brent LCOc1 e 47,14 dólares no caso do Light (SA:LIGT3) Crude CLc1 .

* O euro EUR= segue estável face à moeda norte-americana, em 1,05 dólares, após uma manhã de valorização em que a moeda europeia benficiou de uma correcção do dólar e da eleição de Francois Fillon como o candidato de centro-direita nas eleições presidenciais francesas do próximo ano.

* Em Lisboa o principal factor de pressão foi a queda de 1,5 pct da Galp Energia GALP.LS , em linha com as pares europeias. O BCP BCP.LS perdeu 1,67 pct, a EDP (SA:ENBR3) EDP.LS caiu 0,33 pct e a EDP Renováveis EDPR.LS desceu 0,74 pct.

O Haitong cortou o alvo da EDPR para 8 euros, de 8,2 euros, mantendo a recomendação 'Buy', pois prevê um ritmo de adição de capacidade mais reduzido, mas sublinha que a pressão associada aos riscos regulatórios nos Estados Unidos, com a vitória de Donald Trump nas presidenciais, é exagerada. Nota para as descidas mais forte, superiores a 2 pct da Mota-Engil MOTA.LS e Semapa SEM.LS .

* A Altri ALSS.LS encerrou a cair 1,8 pct para 3,606 euros, apesar de um reinício de cobertura pelo BiG, com uma recomendação de 'comprar' e um preço-alvo de 4,3 euros por acção. O 'upside' é de 20 pct.

* No mercado secundário de dívida, a 'yield' das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos a descerem dois pontos base para 3,6 pct, em linha com o aliviar das pares espanhola e italiana em 1,56 pct e 2,06 pct, respectivamente.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.