🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-Lisboa fecha em alta com Europa, disparo petróleo e incerteza Fed suportam

Publicado 18.08.2016, 17:13
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-Lisboa fecha em alta com Europa, disparo petróleo e incerteza Fed suportam
EUR/USD
-
GALP
-
JMT
-
EDP
-
NVGR
-
SEM
-
YSO
-
LCO
-
CL
-
PSI20
-
EDPR
-
ENBR3
-
LIGT3
-
STOXX
-
CTT
-

LISBOA, 18 Ago (Reuters) - ** O índice accionista português PSI20 .PSI20 fechou a ganhar 0,47 pct, em sintonia com as pares europeias, apoiado nas valorizações das energéticas, perante o disparo do preço do petróleo, mas também da indecisão quanto ao 'timing' de uma subida de taxas nos EUA, disseram dealers.

** As acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS subiram 0,73 pct e as da subsidária eólica EDP (SA:ENBR3) Renováveis EDPR.LS valorizaram 1,24 pct, tendo as da Galp Energia GALP.LS escalado 0,52 pct.

O BiG-Banco de Investimento Global cortou o preço-alvo da EDP para 3,12 euros por acção, depois de 'afinado' o modelo de avaliação, mas reiterou a recomendação de 'Manter', sustentada no elevado 'dividend yield' da empresa. Suporte adicional dos CTT CTT.LS , que recuperaram de três dias de quedas, fechando com uma subida de 1,19 pct, da Semapa (LS:SEM) que ganhou 2,41 pct, da Navigator NVGR.LS que somou 0,67 pct e da retalhista Jerónimo Martins JMT.LS que subiu 0,27 pct.

** Nota para a líder do retalho em Portugal, Sonae YSO.LS , que encerrou a ganhar 0,45 pct antes de anunciar os seus resultados dos primeiros seis meses do ano.

Analistas estimam que o lucro da Sonae tenha afundado 46 pct para 52,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, apesar da subida das vendas, castigado pela forte contracção da margem ao aplicar descontos, e dificuldades nas vendas de vestuário sob a insígnia MO. As bolsas europeias encerraram com ganhos entre 0,14 pct em Londres e 0,88 pct em Milão e o índice pan-europeu STOXX 600 .STOXX subiu 0,72 pct, beneficiando das minutas da última reunião da Reserva Federal dos EUA que mostrou que este banco central não está assim com tanta pressa para começar a apertar a sua política monetária

Enquanto alguns decisores de política monetária nos EUA concordam que é necessário aguardar mais dados económicos antes do Fed subir taxas, outros apontam que um aumento destas será necessária em breve, de acordo com a ata da reunião de política 26-27 julho do banco central americano.

Anteontem, o presidente da Federal Reserve (Fed) de Nova Iorque William Dudley tinha dito que uma subida de taxas de juro em Setembro era possível dada a evidência de ganhos salariais.

** Esta incerteza relativamente ao 'timing' da próxima subida de taxas penalizou o dólar norte-americano que caiu para o valor mais baixo em quase oito semanas face ao euro e ao franco suíço. O euro EUR= valoriza 0,4 pct para 1,1333 dólares. Os preços do petróleo sobem pela sexta sessão consecutiva, com o barril de Brent LCOc1 a tocar máximos de seis semanas, superando a fasquia dos 50 dólares, perante a expectativa de que os maiores produtores deverão discutir um 'congelamento' da produção já no próximo mês de Setembro.

Os futuros do barril de Brent sobem 1,4 pct para 50,54 dólares e o de Light (SA:LIGT3) Crude CLc1 ganham 2,4 pct para 47,93 dólares.

** As 'yields' dos 'bonds' portugueses a 10 anos PT10YT=TWEB sobem 1 ponto base para 2,92 pct, espelhando ainda os alertas deixados pela ageñcia de 'rating' da DBRS quanto ao fraco crescimento e alta dívida pública e empresarial do país.

Os juros da congénere italiana IT10YT=TWEB descem 4 pontos para 1,08 pct e os da espanhola ES10YT=TWEB recuam seis pontos para 0,92 pct perante sinais de um desbloquear político em Espanha, após Mariano Rajoy ter feito um acordo com o partido de centro-direita Ciudadanos. Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.