🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-Novo tombo BCP pressiona PSI20, cenário negativo Europa com corte estímulos

Publicado 08.09.2017, 12:17
Atualizado 08.09.2017, 12:20
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-Novo tombo BCP pressiona PSI20, cenário negativo Europa com corte estímulos
EUR/USD
-
BARC
-
PEUP
-
GALP
-
JMT
-
EDP
-
BCP
-
NVGR
-
MOTA
-
PHRA
-
YSO
-
USD/BRL
-
DX
-
LCO
-
EDPR
-
CORA
-
SONAC
-
OIBR4
-
ENBR3
-
STOXX
-
CTT
-
DXY
-
SX7P
-

LISBOA, 8 Set (Reuters) - O Millenium BCP cai 5 pct, num mínimo desde final de Abril, pressionando o índice PSI20 para um tombo de 1 pct e acompanha o cenário negativo transversal entre os principais mercados e sectores na Europa, após a indicação que os decisores do BCE acordaram cortar estímulos monetários na próxima reunião, segundo traders.

* O português PSI20 segue nos 5.021 pontos com o Millennium bcp BCP.LS a perder 5,5 pct para 0,188 euros.

O banco aprofunda as quedas depois do tombo de 7 pct ontem, quando foi pressionado pelo anúncio de um aumento de capital pelo espanhol Liberbank.

Outro factor de incerteza é a reunião de hoje dos obrigacionistas do Novo Banco em Londres para deliberar sobre uma crucial proposta de troca de dívida que visa uma almofada adicional de capital e abrir a porta ao sucesso da venda ao Lone Star.

Apesar da queda do BCP, o sector da banca na Europa .SX7P recuperou de quatro sessões consecutivas no 'vermelho' e está a contrariar o cenário europeu com ganhos de 0,5 pct, impulsionado pelos principais bancos europeus.

O britânico Barclays (LON:BARC) ganha 1,7 pct, o espanhol Santander 1,8 e o francês Natixis apresenta uma subida de quase 3 pct.

* "Aos poucos, o discurso do Presidente do BCE vai-se alterando para uma provável redução dos estímulos monetários", disse Francisco Veiga, trader da Orey iTrade.

Duas fontes com conhecimento directo da discussão da reunião do BCE de ontem disseram que os decisores concordaram que o próximo passo será reduzir os estímulos monetários, existindo várias opções em cima da mesa.

* O euro aprecia 0,3 pct para 1,206 dólares, tendo tocado um novo máximo de dois anos e meio.

* O défice da balança comercial de bens de Portugal agravou 36 pct entre Maio e Julho de 2017, com as exportações robustas mas a crescerem a um ritmo inferior ao das importações, numa altura em que o crescimento económico ganha tracção. Já a produção na construção em Portugal teve em Julho uma subida homóloga de 1,6 pct, acelerando 0,7 pontos percentuais face ao mês anterior, apoiada sobretudo no crescimento do segmento de Engenharia Civil. Dentro do PSI20, a petrolífera Galp Energia GALP.LS perde 0,9197 pct para 14,01 euros. O preço dos futuros do petróleo Brent LCOc1 soma 0,46 pct para 54,74 euros por barril, já o

Nymex em Nova Iorque desliza 0,3 pct para 48,9 dólares.

* As acções da telecom NOS caem 0,8084 pct para 5,28 euros e o operador postal CTT CTT.LS perde 1,2367 pct para 5,03 euros.

* A Navigator NVGR.LS cai 0,8361 pct para 3,56 euros e a Sonae Capital SONAC.LS perdem 0,2601 pct para 0,77 euros.

* A Jerónimo Martins JMT.LS desvaloriza 0,2084 pct para 16,76 euros e os títulos do conglomerado Sonae YSO.LS contraem 0,3198 pct para 0,94 euros.

* A 'holding' Pharol PHRA.LS , maior accionista da telecom brasileira Oi OIBR4.SA , segue estável nos 0,30 euros.

* Dentro da família EDP, o cenário é positivo com as acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS a seguirem estáveis nos 3,24 euros e a EDP (SA:ENBR3) Renováveis EDPR.LS a valorizar 0,0144 pct para 6,93 euros. Também no sector da energia, a REN-Redes Energéticas de Portugal EDPR.LS recua 0,3263 pct para 2,75 euros.

* A Corticeira Amorim CORA.LS avança 1,4818 pct para 11,30 euros e a construtora Mota Engil MOTA.LS soma 1,371 pct para 2,51.

* Fora do PSI20, o Grupo Impresa, recebeu "manifestações de interesse" pelas publicações que está a pensar alienar, anunciou a empresa. O grupo de comunicação segue a ganhar 1,33 pct para os 0,22 euros.

* A Sonae Indústria valoriza 1,8 pct para os 2,3 euros, após ter regressado aos lucros no primeiro semestre de 2017. A empresa teve um lucro de 14,1 milhões de euros (ME) nos seis meses de 2017, versus um prejuízo 27,5 ME no período homólogo de 2016. CAI

Na Europa, o cenário misto. Reflectindo a tendência europeia como um todo, o STOXX 600 .STOXX , que segue as 600 maiores cotadas da região, recua 0,06 pct.

* As acções da fabricante de automóveis francesa PEUP.PA deslizam 4,5 pct, após o jornal francês Le Monde noticiar que o regulador anti-fraude francês disse que 2 milhões de veículos do Grupo PSA estão equipados com software de manipulação de emissões. A acção caiu 6 pct imediatamente após a notícia, antes de reduzir as perdas.

* A Akzo Nobel emitiu um 'profit warning' esta sexta-feira e anunciou uma reestruturação que ambragerá a saída do director financeiro e a reorganização dos seus negócios de tintas e revestimentos industriais. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu às empresas francesas para investir na Grécia no momento em que esta sai da crise, e assegurou-as que não se vão arrepender.

"A Grécia é uma oportunidade... uma verdadeira oportunidade", disse Tsipras a líderes empresariais franceses que acompanham o presidente francês Emmanual Macron numa viagem de dois dias a Atenas. "Não vão arrepender-se da sua escolha", disse ele. No mercado cambial, o euro EUR= aprecia 0,4 pct para 1,207 dólares. O índice do dólar .DXY , que compara a moeda norte-americana contra um cabaz das seis principais moedas mundiais, recua 0,64 pct para 91,07 pontos. A libra aprecia 0,7 pct para 1,319 dólares.

* Face ao iéne japonês JPY= , o dólar desce 0,99 pct para 107,37 iénes. O yuan chinês CNY= segue nos 6,457 yuan por dólar, a depreciar. Ontem,no fecho europeu, fixou nos 6,483 yuan por cada dólar.

* O real brasileiro BRL= perde 0,04 pct para 3,099 reais por cada dólar.

* O 'fixing' do Kwanza AOA= face à moeda dos Estados Unidos AOA= está nos 165,096 kwanzas por dólar, sobe 0,75 kwanzas face ao 'fixing' anterior.

(Por Lisboa Editorial; Editado por Daniel Alvarenga)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.